3º Congresso de Economia Criativa e Comunicação da Católica é realizado em novembro, em formato on-line

Brasília, quinta-feira, 4 novembro, 2021

3º Congresso de Economia Criativa e Comunicação da Católica é realizado em novembro, em formato on-line

Crédito: Divulgação.

Com: informações da Secretaria de Projetos Especiais

Atualizado em: 16 novembro, 2021

O Congresso de Economia Criativa e Comunicação (III Conecom) da Universidade Católica de Brasília chega à 3ª edição ao longo deste mês de novembro. Este ano, o congresso traz como tema “Travessias Comunicacionais: Tecnologia, Metamorfose e novas perspectivas”. O congresso será realizado de 4 a 30 de novembro, de forma online pelo canal do Mestrado Inovação em Comunicação e Economia Criativa no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCiuD1n1ocmPNZzipo7Pbpfw). Para participar das oficinas com vagas limitadas, a inscrição é feita gratuitamente pelo site https://doity.com.br/conecom3. Será ofertado certificado de participação.

O evento propõe discutir o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e como os atores envolvidos na economia – pessoas, empresas – estão desenvolvendo estratégias de gestão e comunicação mais flexíveis e plurais que promovam e respeitem os direitos humanos, o meio ambiente e a diversidade étnico-racial, de classe, de gênero, geracional, entre tantas outras.

Esta edição, realizada pela segunda vez em formato remoto, reúne profissionais de comunicação de diversos cantos do país em suas mais variadas áreas de atuação, como publicitários, gerentes de marketing, produtores de conteúdo, jornalistas, além de profissionais e estudantes dos setores da economia criativa do audiovisual, tecnologias, design, empreendedores da indústria criativa. Durante o evento, serão apresentadas ​produções teóricas, filosóficas, artísticas e culturais que proponham novos modelos de comunicação e novas possibilidades de se habitar o planeta, por meio das novas ferramentas e tecnologias, que viraram rotina desde que a sociedade se viu na iminência de se adaptar aos novos tempos de comunicação digitais pós-pandemia.

“O Conecom propõe pensar de que forma as pessoas estão criando formas de comunicação plurais, versáteis, no momento em que as plataformas de tecnologia estão mais estabelecidas e sistematizadas. Este ano a gente já percebe uma maior facilidade das pessoas com o chamado ‘novo normal’, uma vida híbrida entre formas presenciais e formas remotas de comunicação, onde as pessoas já estão conseguindo assimilar os desafios e também as possibilidades que a pandemia nos proporcionou”, explica o organizador do evento, professor Rafael Castanheira.

Discursos das Marcas

Durante o Congresso, será realizado também o 1º Encontro do Grupo Marcas: Grupo de pesquisa em Comunicação, Imagem e Cultura das Marcas. O encontro visa debater questões emergentes no campo da comunicação com foco nos discursos das marcas, bem como a relação com temas sociais relevantes, como a sustentabilidade, no sentido amplo, e o consumo. O encontro também tem a finalidade de aproximar a academia e o mercado de trabalho. A abertura será feita no dia 12, com o tema “Mitologia de marca e neurociência do consumo”, com Hertz Wendell, mediado pelo prof. Leandro Bessa, e debate no dia 13, com o tema “As diferentes abordagens teóricas sobre a gestão de marcas: os estudos culturais como contribuição para uma proposta de metodologia para o mercado português”. Para quem deseja assistir, o evento também será transmitido pelo canal do Mestrado de Comunicação da UCB.

Programação:

CONFERÊNCIAS

Abertura III CONECOM

Dia 04/11

9h – 9h30 – Prof. Dr. Robson Dias, coordenador dos cursos de Comunicação; Prof. Ms. Leandro Bessa e Prof. Dr. Rafael Castanheira, organizadores do CONECOM.
9h30 às 11h30: Conferência de abertura “(Re)pensando a economia criativa”, com Israel Jorge. Mediador: Prof. Robson Dias.

Dia 12/11

17h às 18h30 – Conferência de abertura do 1º Encontro do Grupo Marcas – “Mitologia de marca e neurociência do consumo”, com Hertz Wendell. Mediador Leandro Bessa.

Dia 13/11

09h às 10h30 – Conferência “ESG: Preocupações éticas, de sustentabilidade e direitos humanos”, com Fábio Eon. Mediadora: Lorena Molter.

Dia 19/11

19h-21h: Conferência “As plataformas digitais de comunicação são racistas? Como as interfaces entre big data, algoritmos e inteligência artificial podem reproduzir o racismo estrutural”, com Tarcizio Silva . Mediadora: Profa. Kelly Quirino.

CICLOS DE DEBATES

Dia:11/11

19h às 21h – Ciclo de Debate “Fotografia, crises e contemporaneidade”, com Ana Mendes, Naiara Jinknss, Leonardo Milano. Mediação com Prof. Dr. Rafael Castanheira (UCB).

Dia 13/11

14h às 17h00 – Ciclo de Debate com o Grupo Marcas – Grupo de Pesquisa em Comunicação, Imagem e Cultura das Marcas. Apresentação da pesquisa de Mestrado de Maicon Mello “As diferentes abordagens teóricas sobre a gestão de marcas: os estudos culturais como contributo para uma proposta de metodologia para o mercado português, mediação com Prof. Ms. Leandro Bessa (UCB)

Dia 16/11

9h30h às 11h30 – Ciclo de Debate “Tecnologias do Espírito: sonhos, viagens e rodas”, com Adriana Ferreira, Alan Santos Oliveira, Karina Dias. Mediação com Profa. Dra. Florence Dravet (UCB).

Dia 17/11

18h às 20h – Ciclo de Debate “Festivais de cinema indo para o online: desafios e superações”, com Ana Arruda, Ulisses de Freitas, Watson Odilon. Mediação com Prof. Dr. Ciro Marcondes (UCB)

Dia 26/11

19h às 21h – Ciclo de Debate “A potência da comunicação das/nas organizações e a dignidade humana no mundo do trabalho”, com Renata Andreoni (IBCMED) e Fernanda Luz Moraes (PUCRS). Mediação com Prof. Dr. Victor Laus-Gomes (UCB).

Dia 27/11

10h30h às 12h00 – Ciclo de Debate “Um panorama dos estudos de gêneros e sexualidades em pesquisas de comunicação no Brasil”, com Rose de Mello (ESPM) e Felipe Viero (UFOP). Mediação com Prof. Ms. Leandro Bessa (UCB).


OFICINAS

Dia 04/11

19h30 às 21h30 – Oficina “Escrever e publicar artigo científico”, com Florence Dravet, professora do Mestrado profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa, do PPG de Educação e dos Cursos de Comunicação da Universidade Católica de Brasília.

Dia 17/11

19h30 às 21h30 – Oficina “Gestão de conteúdo como estratégia de comunicação”, com Chirliana Souza, jornalista e mestranda em Inovação em Comunicação e Economia Criativa

Dia 18/11

9h às 11h30 – Introdução ao Adobe photoshop, com Prof. Leandro Bessa (UCB)

Dia 22/11

9h às 11h – Oficina “Não seja fanfiqueiro no Linkedin! Aprenda a usar as melhores estratégias para se destacar”, com Gabrielle Garcia Soares, jornalista e mestranda em Comunicação e Economia Criativa.

Dia 24/11

9h às 11h – Oficina “Organizações inclusivas: o que a Comunicação pode fazer pela causa da pessoa com deficiência?”, com Catarina França, mestranda em Comunicação e Economia Criativa.

Dia 25/11

9h às 12h – Oficina “Design de Interfaces e Experiência do Usuário, com Adobe XD”, com Bruno Battestin, Diane Jey e Álvaro Venegas.

3ª Congresso de Economia Criativa e Comunicação (Conecom) da Universidade Católica de Brasília
Quando: de 4 a 30 de novembro
Pelo canal no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCiuD1n1ocmPNZzipo7Pbpfw
Inscrições gratuitas para as oficinas

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!