Foto: Liliane Pinheiro, CEO da Oficina, recebe o prêmio de melhor do Brasil em São Paulo. Créditos: Divulgação Mega Brasil.
Atualizado em: 29 agosto, 2025
Atuando há 25 anos na capital, a Oficina Consultoria tem clientes do setor privado, governo e entidades da sociedade civil. Neste ano, lançou modelo colaborativo em rede nacional
A Oficina Consultoria foi eleita, pela terceira vez, a melhor empresa de comunicação corporativa do país no Top Mega Brasil, premiação que elege as melhores agências de comunicação e executivos de comunicação corporativa. A agência, que atua com comunicação e gestão de reputação e influência,foi seguida pela In Press Porter Novelli, em segundo lugar, e pela FSB Comunicação, vice-campeã no ano passado, na terceira colocação. A cerimônia de premiação aconteceu nesta semana (27), em São Paulo.
A empresa brasiliense recentemente deixou a sociedade de 14 anos com a In Press e comprou todas as cotas que pertenciam ao grupo, passando a atuar de forma independente. Neste novo momento, lançou uma inédita rede colaborativa que propõe uma comunidade de serviços em comunicação que já reúne 40 empresas de todo o país. A intenção é fortalecer a inteligência de negócios e atuação em comunicação regional e hiperlocal, criando um ambiente descentralizado, com governança horizontal, uso intensivo de dados, tecnologia e inteligência coletiva.
“Apostamos em um modelo disruptivo para o mercado, que substitui a lógica tradicional por colaboração, flexibilidade e geração de valor mútuo. O prêmio Top Mega Brasil consolida nosso protagonismo e comprova que a estratégia é reconhecida pelos clientes e pelo setor”, afirma Patrícia Marins, sócia-fundadora da Oficina.

Premiados do Top Mega Brasil em cerimonia realizada em São Paulo nesta semana
Entre as primeiras entregas da Rede estão agendas integradas para eventos como o Festival Curicaca, em outubro, com foco na Nova Indústria Brasil e na transformação digital, além de iniciativas voltadas para a COP30. Entre os integrantes do modelo de negócios colaborativo estão agências regionais e organizações como Inteligov, Hexa Brasil, XRBR, Forebrain, Ideia Pesquisa, VTracker, Uau Hub e a Fundação Dom Cabral. A expectativa é gerar 20% de crescimento em oportunidades de negócios para os participantes, em um mercado que movimenta mais de R$ 2 bilhões por ano, segundo o Anuário da Comunicação Corporativa.
Atualmente, a Oficina tem mais de 60 clientes ativos, incluindo Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e Emprego, Banco do Brasil, BNDES, Banco Central, Anglo American, Kinross, Vale e CBMM.
Investimentos
Além do lançamento da Rede, a empresa anunciou investimento de R$ 10 milhões em inteligência artificial e na expansão da operação em São Paulo. A fundadora Patrícia Marins terá como sócias Liliane Pinheiro, CEO, e Natália Lima, diretora-executiva.
A aposta em um ecossistema colaborativo surge em um momento desafiador: em 2023, os investimentos em comunicação corporativa recuaram 14,8%, segundo pesquisa da Aberje em parceria com o Valor Econômico. Enquanto fusões e aquisições se consolidam como estratégia predominante, a Oficina busca um caminho distinto, baseado em governança compartilhada e capital relacional coletivo.
“A comunicação tem papel central na transformação dos negócios e das instituições. A construção de reputação depende da mobilização de redes, da conexão entre saberes e da capacidade de gerar impacto real. Ver nossa estratégia reconhecida na premiação nacional comprova que o mercado valoriza iniciativas que desafiam a economia tradicional”, conclui Liliane Pinheiro, CEO da Oficina.