Agência de Inovação da Católica abre edital e busca novas start-ups para pré-aceleração

Brasília, terça-feira, 17 agosto, 2021

Agência de Inovação da Católica abre edital e busca novas start-ups para pré-aceleração

Atualizado em: 17 agosto, 2021

A IDE – Agência de Inovação e Novos Negócios, agência que faz parte das instituições de educação pertencentes à União Brasileira de Educação Católica (UBEC), mantenedora da Universidade Católica de Brasília, lançou nesta segunda-feira, 16, edital com inscrições para o programa Start Católica 2021, programa de pré-aceleração de empreendedorismo. O edital é aberto para a candidatura de iniciativas de todo o Brasil, com inscrições gratuitas abertas até o dia 12 de setembro.

Para participar é necessário que as equipes tenham até dois integrantes. Os interessados devem acessar o site da IDE (https://aevo.com.br/connect/ubec/), ler o edital completo e preencher o formulário de inscrição. O processo seletivo escolherá 15 projetos, que após serem aprovados, farão o investimento de R$ 200 por equipe para participar da pré-aceleração, que oferecerá modelo de negócios, desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, além de treinamento para apresentação final à banca avaliadora.

“O objetivo da agência é cultivar a inovação de onde estiver. Quando as pessoas colocam suas ideias na nossa agência, nós queremos garantir que elas vão receber o melhor ambiente para se desenvolverem e semearem atividades, gerando uma vida mais humanizada e que contribua para o bem-estar das pessoas”, explica o head da agência, Maurício Beccker. No último edital de pré-aceleração de startups, em 2019, a agência, que ainda funcionava dentro do ambiente da Universidade Católica, recebeu cerca de 70 candidatos.

Objetivos do Programa

O programa Start Católica tem por objetivo incentivar a criação, o desenvolvimento e a pré-aceleração de negócios, a partir do estímulo à agregação de iniciativas relacionadas ao empreendedorismo. Faz parte da proposta de fomentar a inovação aberta, uma das vertentes da agência, criada para ser um ambiente de difusão da cultura de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade no início de 2021, a partir de iniciativas já existentes no Grupo UBEC.

Os projetos selecionados pelo edital entrarão para o processo de pré-aceleração, que prevê a oferta de mentoria com profissionais de diferentes ramos do mercado, com a coordenação da IDE – Agência de Inovação. Essa mentoria, em formato semelhante a workshops, prepara os projetos para os âmbitos de mercado, como planejamento financeiro e de modelo de negócios. Logo após esse processo, as empresas apresentarão o resultado desse suporte profissional e , onde demonstram o resultado do seu negócio criado a partir das mentorias e podem vir a ser incubadas pela agência, onde recebem auxílios como endereço fiscal e benefícios para que possam prosseguir com seus negócios. Essa incubação tem duração de cerca de dois anos, para que os projetos tornem-se start-ups estruturadas e com uma atua&c cedil;ão de mercado bem definida. A permanência na incubadora requer pagamento de mensalidade.

A IDE foi batizada com seu nome em referência à palavra “ideia” e também à conjugação do verbo “Ide” (ou “vão”), uma orientação muito comum dada por Deus na Bíblia. Hoje, a IDE – Agência de Inovação possui uma equipe de 7 “semeadores”, integrantes da equipe que acolhem e contribuem com os empreendedores. Essa equipe desenvolve projetos em duas vertentes em: inovação aberta, que pré-acelera e fortalece iniciativas de start-ups externas; e também em intraempreendedorismo, que fomenta ações a partir de iniciativas dos próprios colaboradores do Grupo UBEC, os quais poderão compartilhar ideias de novos produtos e negócios.

Atualmente a IDE – Agência de Inovação trabalha com duas start-ups, um software voltado para a educação infantil e uma empresa de biotecnologia, nanotecnologia e bioinformática, uma potência que atua dentro da Universidade Católica. A sede da IDE está passando por uma reforma para ser ampliada: futuramente vai abarcar uma equipe ainda maior e também um espaço de coworking, onde poderá ser também utilizada por equipes externas como ambiente de trabalho. Recentemente a IDE – Agência de Inovação foi aprovada em edital do programa IDEIA da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e vai receber, ainda esse ano, outras 10 startups.

Link de Inscrição:

https://ubec.aevoinnovate.net/#/startup/invite/7ce276b7-ca18-4835-be86-61e0629f9c36

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!