Agendamento da vacinação para forças de segurança começa nesta segunda (19)

Brasília, domingo, 18 abril, 2021

Agendamento da vacinação para forças de segurança começa nesta segunda (19)

Os locais escolhidos para o atendimento a esse público são o Parque da Cidade (estacionamento 13), Shopping Iguatemi e Faculdade Unieuro, em Águas Claras | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Fonte: AGÊNCIA BRASÍLIA
Edição: FREDDY CHARLSON
Atualizado em: 18 abril, 2021

Doses serão aplicadas em três drive-thrus, nos próximos dias 20, 22 e 23

A Secretaria de Saúde abrirá, nesta segunda-feira (19), a partir das 8h, 2.237 vagas para vacinação dos profissionais das forças de segurança. A lista com nome e CPF dos contemplados nesta fase já foi enviada à Saúde. O número de vagas disponibilizadas é igual ao quantitativo informado. Para agendar dia, local e horário da vacinação, os profissionais devem acessar a seguinte página na internet.

A vacinação para os profissionais das forças de segurança contempla policiais militares, civis e federais, agentes do Detran, militares do Corpo de Bombeiros e forças que apoiam o decreto das medidas restritivas do GDF, conforme previsto pelo Ministério da Saúde

Serão três drive-thrus para atender a esse público: Parque da Cidade (estacionamento 13), Shopping Iguatemi e Faculdade Unieuro, em Águas Claras. A vacinação ocorrerá nos próximos dias 20, 22 e 23. Essa é a terceira semana em que a Saúde abre vacinação para os profissionais de segurança.

Anteriormente, a vacinação para esse público ocorria em UBSs da Região Centro-Sul. Segundo a Secretaria de Saúde, a mudança nos pontos de vacinação ocorre para otimizar o processo de vacinação. Não haverá concorrência entre os membros das forças de segurança para obtenção de vagas. O agendamento tem o objetivo de definir apenas a data e o local da vacinação.

Público-alvo e critérios

A vacinação para os profissionais das forças de segurança contempla policiais militares, civis e federais, agentes do Detran, militares do Corpo de Bombeiros e forças que apoiam o decreto das medidas restritivas do GDF, conforme previsto pelo Ministério da Saúde. A Secretaria de Segurança Pública enviou à Secretaria de Saúde os nomes e CPFs dos profissionais que serão contemplados neste primeiro momento. A Polícia Federal também enviou os dados.

357.299 pessoas
receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, no Distrito Federal

Visando contemplar os profissionais mais expostos às ações de combate à covid-19, a vacinação ocorrerá de forma escalonada e proporcional, direcionando exclusivamente os seguintes trabalhadores das forças de segurança e salvamento, e Forças Armadas, ordenados por prioridade:

– Trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes;
– Trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar;
– Trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19.
– Trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público, independente da categoria.

Os demais trabalhadores das forças de segurança pública e Forças Armadas, que não se enquadram nas atividades descritas acima, serão vacinados de acordo com o andamento da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19.

Balanço

Até o momento, 357.299 pessoas receberam a primeira dose no Distrito Federal. Isso corresponde a 15,47% do público-alvo, que são pessoas com 18 anos ou mais. A população nesta faixa etária, segundo a Codeplan, é estimada em 2.309.944 pessoas.

Com a segunda dose, a Saúde já vacinou 140.229 pessoas, ou 6,06% da população-alvo. Mais informações sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19, acesse a página Vacina DF.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!