Atualizado em: 18 agosto, 2025
Hospital Brasiliense promove ação de orientação para pacientes e colaboradores; especialista da Hapvida destaca importância do aleitamento materno
Durante todo o mês, a campanha Agosto Dourado reforça a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento infantil e a saúde da mulher. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação deve ser exclusiva até os seis primeiros meses de vida e, a partir daí, continuar acompanhada da introdução de alimentos complementares até os dois anos de idade ou mais.
Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno reduz em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis. Para os bebês, previne diarreias, infecções respiratórias e alergias, além de contribuir para o desenvolvimento neurológico. Para as mães, diminui o risco de hemorragia pós-parto e de doenças como câncer de mama e ovário, além de ajudar na recuperação pós-gestação.
O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) mostra que 45,8% das crianças brasileiras menores de seis meses recebem amamentação exclusiva. A meta do Ministério é alcançar 70% até 2030, com ações de incentivo, capacitação de profissionais e ampliação das redes de apoio.
Para alcançar esse objetivo, a fonoaudióloga Lorena Soares, do Hospital Brasiliense, da Hapvida, reforça a importância do Agosto Dourado como incentivo para que as mães mantenham o aleitamento exclusivo nos primeiros meses de vida dos bebês. “Nosso trabalho é oferecer todo o apoio necessário para que essas mães sigam com a amamentação exclusiva no seio materno”, explica.
Além das orientações sobre o manejo da amamentação, a especialista informa quanto ao Teste da Linguinha, que tem o intuito de diagnosticar e tratar precocemente as limitações do movimento causadas por variações anatômicas no freio lingual. Essa condição pode prejudicar o aleitamento materno e a capacidade da criança de deglutir, mastigar e falar.
Acolhimento e informação
Para reforçar a importância do aleitamento materno, no próximo dia 20, o Hospital Brasiliense promove uma palestra e um café da tarde especial para mães e colaboradores da unidade. O evento abordará orientações práticas sobre como iniciar e manter o aleitamento, os benefícios, além de elucidar dúvidas comuns a respeito de pega correta, ordenha e formas de complementação. A ação faz parte da programação do Agosto Dourado e contará com a participação da equipe do setor de maternidade que passará por treinamento sobre o tema.
Sobre a Hapvida
Com cerca de 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 71 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.
Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 87 hospitais, 78 prontos atendimentos, 351 clínicas médicas e 299 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.