Black Friday: Como as empresas devem se planejar?

Brasília, quinta-feira, 21 outubro, 2021

Black Friday: Como as empresas devem se planejar?

Crédito: Divulgação.


Atualizado em: 21 outubro, 2021

Data é uma grande oportunidade para conquistar clientes durante ano todo, diz a especialista em empreendedorismo Juliana Guimarães

A Black Friday pode ser considerada uma das datas mais aguardadas pelas empresas. Segundo uma pesquisa do Google, ela está em segundo lugar no ranking das melhores datas para o varejo, perdendo somente para o Natal. Por isso, os empresários que desejam aproveitar ao máximo esse período, devem se preparar para recebê-lo.

A especialista em empreendedorismo Juliana Guimarães explica que adotar essa data é uma ótima oportunidade de vendas e aumento do lucro antes do final do ano fiscal. Segundo ela, o ponto crucial que uma empresa deve seguir é priorizar a experiência do consumidor, experimentando mudanças de hábitos, de relacionamento e consumo profundos nos últimos 18 meses.

“Aproveite esse momento para fazer o básico muito bem feito e aposte em meios que aproximem e facilitem o contato com seus consumidores. Esse período é uma grande oportunidade para conquistar e tornar seus clientes em parceiros da sua marca pelo ano todo”, explica a especialista.

Para a especialista é importante que o empresário se prepare para o aumento de demanda: repensando seus processos, pontos de contato, prazos e negociações com fornecedores e parceiros para garantir que as expectativas dos cliente sejam atendidas conforme prometido.

“Lembre-se da regra básica de 80/20: você já deve saber quais são os serviços/produtos mais queridos por sua carteira de clientes. Pense em uma campanha, estruturada, com vários pontos de contato e experiência de compra única com foco nesses queridinhos. Assim, você vai otimizar seus investimentos em marketing e comunicação”, ressalta Juliana Guimarães,

Juliana também alerta para um ponto importante sobre promoções: ” Fuja da lógica das promoções maquiadas. Todo mundo já entendeu que algumas marcas reajustam preços de produtos ao longo de setembro/outubro para “fingir” uma promoção em novembro. Não caia nessa armadilha. É melhor manter o preço original e oferecer benefícios extras e uma experiência inesquecível do que fingir um desconto que não existe”, aconselha.

Black Friday
A Black Friday é uma tradição que acontece há mais de 100 anos nos Estados Unidos. Essa data começou a existir após crises econômicas no final do século XIX, que fizeram com que muitas lojas fechassem as portas. Os comércios restantes precisavam de algo para dar um “up” no mercado, e foi nesse momento que surgiu a Black Friday.

Para as empresas, adotar essa data é uma ótima oportunidade de vendas e aumento do lucro antes do final do ano fiscal.

Quando é a Black Friday?
Ela acontece em Novembro, na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças. A Black Friday 2021 acontecerá no dia 26 de novembro.

Black Week
Já a Black Week, acontece durante toda a semana da Black Friday. Nem todas as empresas optam por fazer essa semana inteira de descontos, mas ela pode ser uma boa escolha para marcas que desejam fazer promoções combinadas e maximizar as campanhas de vendas.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!