Brasília, 61 anos: Uma cidade construída pela ousadia, trabalho e esperança de um povo

Brasília, quarta-feira, 21 abril, 2021

Brasília, 61 anos: Uma cidade construída pela ousadia, trabalho e esperança de um povo

A criação do Lago Paranoá se destaca na empolgante história da construção de Brasília.

Fonte: ASCOM RAXVI

Atualizado em: 22 abril, 2021

Um tour virtual sobre a história de Brasília, que completa 61 anos nesta quarta-feira, 21 de abril. Em tempos de pandemia, o Arquivo Público do Distrito Federal preparou esta viagem virtual ao passado, com cinco exposições inéditas disponíveis no site do órgão. Nelas, os visitantes vão encontrar fotos históricas, vídeos e áudios, vários relatos, fatos históricos, que relembram os momentos da construção da cidade, os impasses e a ousadia dos que acreditavam em transformar aquele pedaço de terra em uma cidade moderna, com amplos espaços urbanos, escultural e promissora.

Em ordem cronológica, as exposições contam histórias pouco conhecidas pelos brasilienses, incluindo relatos de operários e um fato inédito e pouco comentado: Brasília foi imaginada por mais de dois séculos. Em 1892, uma comissão foi enviada ao Planalto Central para avaliar as condições para criação de um núcleo urbano. Estes estudos fizeram parte das Missões Cruls, que estudavam as possibilidades de desenvolvimento de país com a dimensão territorial do Brasil.

Na exposição virtual, a história da criação do Lago Paranoá merece atenção especial. Como também os momentos marcantes da construção da cidade, com os primeiros acampamentos da histórica Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP), o Núcleo Bandeirantes e a Praça do Cruzeiro, local da primeira missa realizada no Distrito Federal, em maio de 1957.Todo este material faz parte de um trabalho minucioso, que envolveu mais de 20 servidores e um ano de pesquisa e, agora, ao comemorar 61 anos, o Arquivo Público coloca à disposição de todos.

Vale à pena conhecer profundamente a história da ousadia visionária da equipe comandada pelo presidente Juscelino Kubitschek, que transformou um sonho em uma das mais modernas cidades do mundo, plural e acolhedora.

Uma viagem pelo tempo numa história empolgante da construção de uma cidade, que é hoje referência para o Brasil e para o mundo.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!