Brasília Sedia o II Fórum das Cidades Criativas do Design — e o Evento Já Começou

Brasília, terça-feira, 10 março, 2026

Fonte: TÁTIKA Comunicação e Produção

Atualizado em: 10 março, 2026

O encontro reúne hoje as três capitais brasileiras chanceladas pela Unesco no campo do design: Brasília, Curitiba e Fortaleza — com programação que vai até 13 de março

Brasília acordou nesta terça-feira, 10 de março, como palco do II Fórum Cidades Criativas do Design, evento que reúne nomes de expressão nacional do design e da economia criativa brasileira até o próximo dia 13 de março, na Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF).

Crédito: Daniel Costa.

O tema desta edição é “O Poder Transformador do Design” — e a escolha não é casual. O fórum acontece em uma cidade que a própria Unesco reconheceu, em 2017, como Cidade Criativa do Design, ao lado de Curitiba e Fortaleza, as únicas três capitais brasileiras com essa chancela internacional.

O Que Está Acontecendo Hoje

O primeiro dia tem foco em “Cidades do Design” e já movimenta a capital desde as 8h. A abertura oficial aconteceu às 9h, seguida de painéis com representantes das três cidades criativas. À tarde, os participantes vivenciam o City Tour Brasília Cidade Criativa, com lançamento da Rota do Design do Distrito Federal — um percurso que conecta a Praça dos Cristais, o Memorial JK, o Parque da Cidade, a Fundação Athos Bulcão e a Praça dos Três Poderes sob a lente do design urbano.

Foto: Athos Bulcão. Crédito: Divulgação.

Às 20h, o coquetel de abertura no Manhattan Shopping, em Águas Claras, marca também o lançamento da 2ª Edição da Exposição COD POSTER Brasil e a premiação do Concurso Transforme seu Quadrado.

Quatro Dias, Três Eixos Temáticos

A programação completa do fórum se estrutura em quatro jornadas:

  • 10/03 — Cidades do Design: Painéis com Brasília, Curitiba e Fortaleza + lançamento da Rota do Design
  • 11/03 — O Design Brasileiro: Palestras sobre ecossistemas criativos e articulação nacional, com destaque para o designer Bruno Porto, que vem especialmente do Canadá para participar
  • 12/03 — Design Transformador: Palestra da ex-ministra Dorothea Werneck + workshops colaborativos entre as três cidades + experiência gastronômica
  • 13/03 — Design Sem Fronteiras: Painéis online com Cidades Criativas Internacionais e encerramento com mesa redonda sobre estratégias para o design brasileiro

Quem Move o Evento

O fórum é realizado pelo Instituto ACDF, por meio do seu Conselho do Design e Economia Criativa, com apoio do GDF via parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF).

Para o secretário Cristiano Araújo, a realização do evento reforça o papel estratégico de Brasília:

“O poder transformador do design está, justamente, na capacidade de conectar pessoas, impulsionar negócios e promover o crescimento sustentável para nossa cidade.”

Já para Marcos Moreira, presidente do Conselho do Design da ACDF, o fórum é antes de tudo uma plataforma de negócios:

“A capital de todos os brasileiros tem muita coisa ainda a ser mostrada tanto para a população local quanto para turistas nacionais e internacionais, principalmente no campo do design.”


Como Acompanhar