O Colégio Cívico Militar CED 308 do Recanto das Emas foi o campeão geral da competição disputada por 17 escolas | Fotos: Divulgação/PMDF
Com: informações da PMDF
Fonte: Agência Brasília
Atualizado em: 7 outubro, 2025
Evento celebrou o sucesso do projeto Escola de Campeões, realizado nas escolas de gestão compartilhada
Os campeões das Olimpíadas Cívico-Militares do DF receberam homenagem nesta terça-feira (7), em solenidade no CED 308 do Recanto das Emas. O evento celebrou o sucesso do projeto Escola de Campeões, iniciativa que integra as escolas de gestão compartilhada e está alinhada ao eixo Escola Mais Segura do Programa DF-Segurança Integral, da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF).
As Olimpíadas tiveram como propósito promover a inclusão social por meio do acesso ao esporte, cultura e lazer, incentivando a prática de modalidades como voleibol, basquetebol, futsal, queimada, handebol, atletismo e xadrez. O projeto visa o desenvolvimento de valores fundamentais como ética, civismo, respeito, responsabilidade e espírito de equipe entre os estudantes.
Dezessete colégios participaram da edição, e o Colégio Cívico Militar CED 308 do Recanto das Emas foi o campeão geral da competição. Houve também homenagens ao atleta brasileiro de marcha olímpica, Caio Bonfim, e à militar da Força Aérea Brasileira, Ana Júlia Borges Xavier, ex-aluna do Colégio Cívico-Militar do DF CED 01 do Itapoã.Entre os destaques dos jogos, os atletas do CCMDF CED 308 conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze em handebol (ouro em 5 categorias), queimada (ouro em 4 categorias), futsal (ouro no sub-13 e prata no sub-17), vôlei e xadrez.
A comandante-geral da Polícia Militar do DF, coronel Ana Paula Barros Habka, destacou a importância do esporte no contexto cívico-militar: “O esporte leva à disciplina, leva ao treinamento diário, leva à conscientização e ao crescimento físico e emocional”. A comandante também agradeceu o apoio e incentivo dos familiares ao projeto: “Parabéns por sagrarem-se campeões e continuem, mesmo sem a medalha no peito. Todos aqui continuem, nunca desistindo das suas realizações e de todo o propósito.”