CarnaSarau chega a sua 8º edição, levando arte, poesia e música para Ceilândia

Brasília, sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Fonte: La Pauta Comunicação

Atualizado em: 13 fevereiro, 2026

O bloco começa às 17h, na Praça da Bíblia, com diversas atrações e abre caminho para talentos da quebrada 

Em 17 de fevereiro, terça-feira de Carnaval, a Praça da Bíblia, em Ceilândia, recebe mais uma vez o CarnaSarau, bloco que já é tradição carnavalesca da região. O evento, que acontece há mais de 10 anos, é gratuito e integra a agenda do DF Folia 2026, realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Associação Artise de Arte, Cultura e Acessibilidade.

Organizado pela Arsenal do Gueto Produções, a 8ª edição traz o tema: “Puro Ouro Brasileiro”, celebrando as riquezas das quebradas e a força das matas e dos rios, trazendo um line potente, com referências à floresta Amazônica e à poesia periférica. Para compor o line, a curadoria apresenta: Baque Dandalunda, Emília Monteiro, Dj Jazz, Lambada da Serpente, DJ Rub3ns MC no Beat, Zahir, Benedita, Kliff AFrik, Ramona Jucá, além de  Guaja e Cristyle como mestres de cerimônia.

Folia Marginal

O CarnaSarau carrega a essência do Sarau-VÁ (Sarau Voz e Alma), que há 12 anos fortalece e impulsiona a arte e cultura em Ceilândia, abrindo espaço para que artistas da própria quebrada sejam vistos e reconhecidos.

Guilherme Azevedo, responsável pelo bloco e idealizador do Sarau-vá, explica como surgiu a ideia: “A primeira edição do bloco aconteceu em 2015 como uma resposta à demanda por uma alternativa de celebração para os jovens de Ceilândia, que muitas vezes precisavam se deslocar até o Plano Piloto para participar de eventos de carnaval. Desde então, o CarnaSarau tem sido uma opção autêntica e descentralizada para os moradores de Ceilândia. Temos como tradição criar uma programação composta por grupos de cultura popular e grupos da cultura Hip-Hop”

Encruzilhada

A mestre de cerimônia (MC) do bloco, Crystile Cei, lembra que a Praça da Bíblia é um ponto muito simbólico e estratégico para a região administrativa tanto de Ceilândia quanto do Sol Nascente.

“Ela é uma grande encruzilhada que, assim como um rio, conecta vários lugares como: P Norte, Setor O, Expansão, QNQ, QNR e o Sol Nascente. É um lugar de passagem, de encontro e de circulação de pessoas, e, por isso, faz todo sentido que a arte ocupe esse espaço”, afirma a MC, que, além de comandar a programação desta edição, é frequentadora do bloco há mais de 10 anos.

Sarau Voz e Alma, o Sarau-Vá

Surgido em 2013, o Sarau-Vá tornou-se um marco cultural a nível nacional, incentivando jovens a escrever suas próprias poesias e promovendo a valorização dos talentos locais. Com centenas de edições já realizadas, o evento celebra o amadurecimento de uma geração, a força da literatura marginal e o potencial artístico da periferia do Distrito Federal.

Em 2026, como não poderia ser diferente, os tradicionais encontros do Sarau Voz e Alma prometem movimentar a região, com os encontros entre a poesia marcial, o hip hop e a cultura popular.

“Estamos preparando uma agenda de edições poderosas para o primeiro semestre deste ano. As datas ainda estão em definição, mas nossa expectativa é realizar até julho, quatro encontros do Sarau-Vá”, finaliza Azevedo.

Serviço – CarnaSarau

Data: 17 de fevereiro

Horário: A partir das 17h

Local: Praça da Bíblia, P. Norte, Ceilândia

Acesso: Gratuito

Redes: @sarauvozealma