Católica será ponto de descarte de medicamentos e promove palestras sobre o tema

Brasília, sexta-feira, 6 maio, 2022

Católica será ponto de descarte de medicamentos e promove palestras sobre o tema

Foto: Divulgação.


Atualizado em: 6 maio, 2022

A Universidade Católica de Brasília (UCB), por conta do Dia do Uso Racional de Medicamentos (5 de maio), estimula a comunidade a se informar sobre o tema e se torna um ponto de coleta para esses materiais que estão vencidos ou já não serão mais utilizados. A Farmácia Universitária (ao lado do ambulatório) da Católica passa a receber caixas, comprimidos, potes e seringas. A coleta será feita nas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, em horários específicos, dos dias 2 a 27 de maio.

Todo descarte de medicamentos deve ser feito em postos de coleta especializados por se tratar de substâncias que podem se tornar tóxicas e apresentar riscos ao meio ambiente e à saúde de outras pessoas que tenham contato com esse resíduo, como os catadores de lixo, por exemplo.

A destinação desse lixo é feita por uma empresa que gerencia o descarte adequado desses materiais. Objetos como seringas e agulhas recolhidos nesses postos são levados a uma usina de tratamento, onde são descontaminados e encaminhados para aterros específicos de materiais sólidos. Já com relação aos medicamentos vencidos e produtos químicos, a indicação é que sejam incinerados em usinas preparadas ambientalmente para essa ação.

A coordenadora do curso de Farmácia, Laís Flávia Nunes, ressalta os erros mais comuns da população ao lidar com sobras de medicamentos, como a reutilização após certo tempo para tratar novos sintomas, ou mesmo destinar medicamentos já abertos para que outras pessoas possam fazer uso, se automedicando. “É comum que a população queira reutilizar os medicamentos que sobram, até mesmo medicamentos prescritos, sem se atentar para a validade, para a interação medicamentosa que pode ocorrer. No caso de substâncias líquidas, a validade é específica e muda após a embalagem ser aberta. É preciso que haja uma conscientização desse uso e uma orientação sobre o descarte adequado dessas substâncias”, alerta a farmacêutica.

Conscientização sobre uso de medicamentos

O dia 5 de maio foi firmado como o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação. Para que o tema vá além das salas do curso de Farmácia, a Universidade Católica de Brasília (UCB) lança campanha de conscientização sobre o uso de medicamentos e alerta para o descarte de produtos vencidos.

Um dos objetivos da Universidade é ressaltar que o uso indiscriminado de medicamentos é uma das principais causas de intoxicação, inclusive quando há prescrição médica feita por um médico. Nesses casos, é comum que o paciente não respeite a dosagem recomendada ou os intervalos de uso.

Entre os anos de 2010 e 2017, foram notificados 565.271 casos de intoxicação no Brasil, de acordo com dados do DataSUS, reunidos pelo Conselho Federal de Farmácia. Destes, 298.976 tiveram o medicamento como agente tóxico mais frequente, correspondendo a 52,8% do total das ocorrências. A automedicação é encarada pelos órgãos sanitários e pela classe farmacêutica como um problema em saúde pública.

Descarte de medicamentos
Horário de coleta: Segunda-feira das 11h30 às 14h; Quarta-feira das 9h às 11h30; Quinta-feira das 11h30 às 14h, sexta-feira das 11h30 às 14h.
Período de coleta: Entre os dias 02 de maio a 27 de maio de 2022.
Os medicamentos não devem ser descartados no lixo comum.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!