Créditos: Diego Bresani.
Atualizado em: 15 junho, 2025
Grupo brasileiro se apresenta no 28º Festival de l’Imaginaire, em Vitré e Paris no ano cultural
do Brasil na França, destacando o teatro de animação com inspiração na cultura amazônica.
A Cia Lumiato apresenta seu espetáculo “Iara – O Encanto nas Águas” na França, integrando a programação do prestigiado 28º Festival de l’Imaginaire, que acontece entre 13 e 22 de junho. A turnê francesa inclui duas apresentações: a primeira no dia 18 de junho, em Vitré, como parte da exposição Marionnettes. Personnages et récits d’Asie, e a segunda no dia 19 de junho, no Théâtre de l’Alliance Française, em Paris.

O festival, que celebra a diversidade artística global, reúne representantes de países como Argentina, Síria, Armênia, Oriente Médio e Espanha, promovendo um intercâmbio cultural por meio de performances tradicionais e contemporâneas.
Uma Trajetória de Reconhecimento Internacional
Estreado em 2014, “Iara – O Encanto nas Águas” consagrou-se como um dos mais premiados trabalhos da Cia Lumiato. No ano de sua estreia, a montagem recebeu os prêmios de Melhor Direção, Melhor Dramaturgia e Melhor Trilha Sonora no Prêmio SESC do Teatro Candango, além de ser reconhecida como Melhor Espetáculo Estrangeiro na Argentina (Prêmio ATINA/2014) e Melhor Espetáculo de Teatro de Animação no 43º FENATA (Ponta Grossa/PR).
Com uma trajetória internacional, o espetáculo já circulou por Nova Iorque (2023), Kaohsiung, Taiwan (2024), e Valência, Espanha (2025).
Com um currículo expressivo de apresentações em mais de trinta festivais nacionais e internacionais, a Cia. Lumiato vêm se tornando referência no teatro de sombras. Não é à toa. O jogo de luz e sombras, cores e movimentos é usado pelos atores-sombristas para dar dinâmica à narrativa da história. De forma lúdica e poética, utilizando recursos simples, o grupo encanta o público infantil e adulto com a história de Iara. Contada quase sem palavras e tendo a música como elemento central, a natureza mística cria vida por meio das luzes e das sombras projetadas, por detrás e na frente da tela, mostrando silhuetas de corpos e figuras que se fundem em imagens surpreendentes.
A companhia de teatro Lumiato foi criada em 2008, em Buenos Aires, Argentina, pelos atores Thiago Bresani e Soledad Garcia. Ambos são formados pelo curso de teatro de bonecos da Universidade de San Martin, onde estudaram várias linguagens do teatro de formas animadas, produzindo espetáculos, oficinas e se apresentando em festivais da América Latina. A partir de 2012 passara a pesquisar e produzir espetáculos de teatro de sombras contemporâneo. Aliás, é o único grupo da região que se dedica à técnica. Neste ano de 2025 a Cia Lumiato completa 17 anos.
Serviço
Espetáculo: “Iara – O Encanto nas Águas” – Cia Lumiato (Brasil)
Datas e locais:
- 18 de junho – Vitré (França) | Exposição Marionnettes. Personnages et récits d’Asie
- 19 de junho – Paris | Théâtre de l’Alliance Française
Festival: 28º Festival de l’Imaginaire (13 a 22 de junho)
Mais informações: https://www.maisondesculturesdumonde.org/festival-de-limaginaire/programme/iara-bresil
Iara – O encanto das águas
Fich técnica:
Direção, dramaturgia e cenografia: Alexandre Fávero
Atores-sombristas: Thiago Bresani e Soledad Garcia
Trilha sonora original: Mateus Ferrari
Criação figuras e cenários: Alexandre Fávero e Soledad Garcia
Pesquisa, recortes, pinturas, cenotécnica e produção executiva: Thiago Bresani e Soledad Garcia
Fotografia: Diego Bresani
Figurino: Soledad Garcia
Iluminação: Alexandre Fávero
Site da Cia.: www.cialumiato.com
Facebook: https://www.facebook.com/cialumiato/
Instagram: https://www.instagram.com/cialumiato/








