Com: Por conta do feriado, os programas Lazer para Todos e Vai de Graça vão oferecer gratuidade também no sábado (15).
Fonte: SECEC-DF
Por: Lucas Apostoli
Atualizado em: 14 novembro, 2025
O fim de semana no Distrito Federal chega repleto de atrações culturais e de lazer para toda a família. De sessões de cinema adaptadas e gratuitas a uma grande mostra de arte indígena e entrada livre nos principais espaços ambientais da capital, a programação reúne opções diversas e acessíveis em vários pontos de Brasília.
Emoção nas telonas
Neste sábado (15), o Cine Brasília, localizado na EQS 106/107, recebe sessões especiais voltadas à acessibilidade e exibe o longa brasileiro selecionado para disputar uma vaga no Oscar de filme estrangeiro, O Agente Secreto.
A partir das 11h, o público confere Frankie e os Monstros na Sessão Atípica, adaptada para pessoas com necessidades específicas, como autismo e outras neurodivergências. O ambiente é preparado para garantir conforto e acolhimento, com luzes acesas, som mais baixo e liberdade para circular durante a exibição.
Já às 14h, ocorre a Sessão Acessível, totalmente gratuita, com recursos de legendas descritivas, janela de libras e audiodescrição. O filme escolhido é 3 Obás de Xangô, uma produção que celebra a cultura e as tradições afro-brasileiras.
Encerrando a programação do dia, às 20h, o Cine Brasília exibe O Agente Secreto. A produção volta a ser exibida no domingo (16), às 19h.
Arte ancestral
Três espaços icônicos da capital — o Memorial dos Povos Indígenas, o Palácio do Itamaraty e o Museu Nacional da República — recebem simultaneamente a maior mostra de arte indígena do Brasil. A exposição Bancos Indígenas do Brasil – Rituais apresenta mais de 600 obras de 51 etnias, criando um diálogo vivo entre tradição, arte e sustentabilidade.
A curadoria coletiva reúne artistas indígenas de diferentes regiões do país, como Akauã Kamayurá, Tawai Yudjá, Thiago Henrique Djekupe, Mayawari Mehinaku e Milton Galibis Nunes, em parceria com Marisa Moreira Salles, Tomás Alvim e Danilo Garcia, da Coleção BEĨ — reconhecida internacionalmente por valorizar a autonomia dos povos originários.
A exposição reforça a importância da preservação ambiental e cultural, tema que ganha ainda mais relevância neste momento em que o mundo discute sustentabilidade durante a COP30. O público pode conferir as obras até 22 de fevereiro.
Lazer para Todos
Os brasilienses também podem aproveitar o fim de semana em meio à natureza com entrada gratuita nos principais espaços ambientais da cidade. Com o programa Lazer para Todos, do Governo do Distrito Federal (GDF), a população tem acesso gratuito ao Jardim Botânico de Brasília e ao Zoológico de Brasília. Neste fim de semana, a gratuidade vale também para o sábado, por conta do feriado.
No Zoológico, além do passeio tradicional, o público pode participar das visitas guiadas aos domingos, conduzidas por profissionais que compartilham curiosidades sobre os animais e explicam como funciona o cuidado com a preservação. O espaço abriga cerca de 600 animais de 180 espécies, entre aves, répteis e mamíferos, tornando o passeio ainda mais rico e educativo. O tour parte da estátua da elefanta Nelly, às 9h30 e às 14h30.
Para facilitar o deslocamento até as atrações, o programa Vai de Graça também estará em funcionamento neste fim de semana, garantindo gratuidade no transporte público — ônibus e metrô — no sábado, além de domingos e feriados.
Vai de Graça
Lançado no final de fevereiro, o benefício do GDF permite a gratuidade nos ônibus e do metrô aos domingos e feriados — como o deste sábado, quando se comemora a Proclamação da República.
Veja, abaixo, as linhas que atendem o Jardim Botânico de Brasília aos domingos.
→ 0.147: São Sebastião (Residencial do Bosque)/L2 Sul/Rodoviária do Plano Piloto
→ 0.181: São Sebastião (Residencial do Bosque)/Paranoá/Itapoã/Lago Sul (QI 23)
→ 0.186: São Sebastião/Lago Sul (Ponte das Garças)/Rodoviária do Plano Piloto
→ 181.2: São Sebastião (Residencial do Bosque)/Lago Sul (Gilberto Salomão)
→ 183.2: São Sebastião (Vila do Boa)/Condomínios (Esaf-Big Box)
→ 183.6: São Sebastião (Residencial do Bosque)/Morro da Cruz/São Francisco/Mangueiral
→ 183.7: São Sebastião (Capão Comprido — João Cândido — Itaipu — Condomínio Estrada do Sol)
→ 197.3: São Sebastião (Bairro São Francisco Qd. 09 — QI 23)/Rodoviária do Plano Piloto (Ponte JK).
Abaixo, as linhas que atendem o Zoológico de Brasília aos domingos.
→ 0.089: Ceilândia (M2 Norte e Sul)/Taguatinga (Avenida Comercial Norte/Avenida Centro)/Guará/Faculdade Euroamericana/Samdu Norte
→ 0.160: Núcleo Bandeirante (Zoológico)/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo)
→ 0.172: Riacho Fundo I (EPNB)/Rodoviária do Plano Piloto (Zoológico – Eixo)
→ 0.373: Samambaia Norte (2ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB-Eixo)
→ 0.809: Recanto das Emas/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo)
→ 0.821: Samambaia Sul (1ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB)
→ 0.825: Samambaia Sul (2ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB)
→ 154.2: Guará e Guará II/Rodoviária do Plano Piloto
→ 336.1: Setor P Sul/Rodoviária do Plano Piloto
→ 373.2: Samambaia Norte (1ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB)
→ 813.2: Recanto das Emas (EPNB – Epia)/W3 Sul – Norte
→ 870.1: Riacho Fundo II (QS 18 — Caub II)/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo)
→ 870.7: Recanto das Emas (Qd. 800)/Rodoviária do Plano Piloto – via Eixo.