Atualizado em: 16 agosto, 2025
A quantidade de brechós em Brasília e no país aumentou muito nos últimos anos. Além de serem um paraíso para quem busca peças únicas e com história, eles representam um pilar fundamental da moda sustentável, prolongando a vida útil das roupas e reduzindo o impacto ambiental da indústria têxtil.
Porém, com a facilidade de encontrar produtos a preços mais acessíveis, aparece um novo desafio: como assegurar que a busca por essas peças não se converta em uma nova forma de fast fashion, em que o consumo excessivo e impulsivo persiste, mas apenas com itens de segunda mão? A resposta está na intencionalidade. Comprar em brechós é uma oportunidade de praticar o consumo consciente e construir um guarda-roupa mais sustentável e cheio de estilo. Mas, para isso, é preciso seguir algumas orientações.

A produção em massa, os preços baixos e a rapidez em apresentar as novas tendências das fast-fashion promovem a ideia de que as roupas são descartáveis. Quando pensamos dessa mesma forma quando compramos em brechós, o que deveria ser uma solução sustentável pode se transformar em um novo desafio.
Para que isso não ocorra, siga abaixo algumas orientações para comprar em brechós de forma sustentável
Defina Suas Necessidades:
-
- Antes de ir ao brechó, faça uma lista de peças que realmente necessita, por exemplo, uma camisa social branca, para substituir a sua que está manchada.
- Vá ao brechó em um dia que esteja tranquila e com paciência, para procurar e experimentar as roupas com calma. Caso contrário, você pode comprar por impulso.
Qualidade Acima da Quantidade:
-
- Examine a peça com atenção: Verifique o acabamento das peças, se há manchas e furos, se o zíper está funcionando, se falta botões, se a costura está boa etc.
- Prefira tecidos duráveis e naturais: Algodão, linho, lã, seda. Eles não só duram mais, como também são mais confortáveis e têm um impacto ambiental menor. Evite poliéster, acrílico e outras fibras sintéticas se a ideia é fugir do ciclo da microfibra e do descarte.
Pense na versatilidade:
-
- Antes de levar, pare e pense: “Consigo combinar essa peça com pelo menos 4 outras que já tenho no meu guarda-roupas?”. Se a resposta for não, melhor não comprar para evitar que fique parada no fundo do armário.
- Opte por cores e modelagens que se encaixem no seu estilo pessoal e que possam ser usadas em diferentes ocasiões.

Esteja aberto a fazer pequenos ajustes:
-
- Muitas peças de brechó podem precisar de um pequeno ajuste na barra, um botão costurado ou um caimento aprimorado. Pergunte-se se vale a pena pagar pela peça e mais o ajuste.
Desapegue conscientemente:
Faça o exercício de desapegar de algo quando comprar uma peça nova. A ideia é circular, não acumular. Doe, venda ou troque as peças que você não usa para outros brechós, instituições e bazares.
Ao comprar em brechós você adota uma abordagem de consumo consciente, economiza dinheiro e descobre verdadeiras preciosidades, além de participar da construção de um futuro mais sustentável, onde cada peça de roupa possui uma história e vida longa.



