Como funciona o Eixão do Lazer e porque você tem que conhecer

Brasília, terça-feira, 8 agosto, 2023

Como funciona o Eixão do Lazer e porque você tem que conhecer
Por: Lara
Atualizado em: 18 dezembro, 2023

Eu poderia seguir a lógica de dezenas de artigos que existem na internet e citam o eixão do lazer como se fosse só mais um passeio, dentre vários outros possíveis, na nossa capital federal.

Mas, definitivamente, a visita aos domingos no eixo rodoviário mais se aproxima de uma experiência social e cultural do que apenas só mais um passeio.

Eu indicaria essa perambulação para moradores, turistas e visitantes do DF. Se for possível, que vá mais de uma vez ao longo do ano, porque o eixão do lazer é incessante e infindável – a cada visita, uma experiência nova.

Mas olhe, vá com calma, tire o dia ou ao menos um turno inteiro. O eixão de domingo não é afeito a pressas.

Você escolhe o seu meio de locomoção: patins, bike, skate ou a pé. Só um único não é permitido: o carro. Essa proposta é para os que apreciam se movimentar ao ar livre!

aluguel das bicicletas acontece na altura das quadras 207 da asa sul e 212 da asa norte. Uma sugestão: alugar uma bike e sair na missão de atravessar de uma asa à outra! Para essa função, não há que ser um grande atleta. Uma ida devagar, aproveitando o céu aberto e o relevo plano – bebendo água sempre. Nos 13 km de rota, observe todos os tipos de tribos convivendo em perfeita harmonia. Aproveite para fazer um pequeno desvio para o Teatro Nacional, subir nos quadradinhos da fachada –  à la Legião Urbana – e fazer fotos bem brasilienses ali!

Para um descanso debaixo da árvore, basta escolher sua tribo, estender a sua canga e comprar uma água de coco! Na altura da 208 da asa norte, acontece o Choro no Eixo (@choronoeixo), produzido por Márcio Marinho e queridinho na cidade já há 3 anos. Na 109 da mesma asa, os meninos do Delight Beats (@delightbeatsbsb) apresentam um projeto itinerante de música eletrônica. Não muito longe, na 111 norte, o Eixão do Jazz (@eixaodojazz) comemora esse ano a sua quarta edição. E para completar o zigue-zague, na 211 da asa norte, o Wagner do Coletivo Ocupa Reggae (@coletivo.ocupareggaedf) também já marcou presença. Se tem algo que não é possível dizer sobre o eixão é que não seja eclético, concorda?

No mais, a cada kombi de cervas e drinks você poderá encontrar uma vibe diferente: seja o rock, o samba ou o MPB! Tem até o seu Eládio, venezuelano proprietário de um charmoso trailer de vinhos (@trestacas), que dispõe de mesas com toalhas xadrez e uma elegante música brasileira ao fundo para compor.

Por perto de cada um desses espaços, mesinhas vendem todo tipo de artesanato e comidinhas para sustentar a andança! Para as crianças: cama elástica,  brinquedos infláveis, triciclos e bolhas de sabão!

Mas não é só de espetáculo cultural que vive o eixão. A partir de junho, a natureza também dá show com os ipês que ali se apresentam! No horizonte retilíneo da rodovia que atravessa a capital federal, essas árvores dão toques de cor à experiência. Se dividem ao longo das estações: primeiro os roxos, depois os amarelos, então os brancos e rosas e por último, os verdes.

Alguns itens que você não pode esquecer: água, boné, protetor solar e uma canga. No mais, o eixão do lazer vai te proporcionar todo o resto!

E se após ler esse artigo você seguiu alguma das minhas sugestões, não esquece de postar uma foto e nos marcar: @portallagosul e @laembsb. Vamos amar ver você curtindo essa experiência TÃO brasiliense!

Horário de funcionamento: de 6h às 18h, aos domingos.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!

Os comentários estão fechados.