O que é a Coloração Pessoal?

Brasília, quarta-feira, 9 agosto, 2023

O que é a Coloração Pessoal?
Por: Cintia Taira
Atualizado em: 9 agosto, 2023

De uns tempos para cá temos ouvido muito falar sobre a coloração pessoal, mas o que é isso afinal de contas?

A Análise de Cores ou Coloração Pessoal é uma técnica utilizada para descobrir as cores que mais harmonizam com a cor da pele, olhos e cabelo de uma pessoa. Em 1810 o filósofo alemão Johann Wolfgang Von Goethe criou a “Teoria da Cor”. Nela Goethe dizia que a cor não depende somente da luz e do ambiente, mas também da percepção que as pessoas têm do objeto. Identificar os tons das cores é individual, porém os seus efeitos são universais. Foi a partir dessa teoria que começaram os estudos sobre o efeito psicológico das cores nas pessoas, influenciando as sensações de cada um. Goethe também criou o círculo cromático com as três cores primárias (azul, vermelho e amarelo) e as três cores secundárias (laranja, roxo e verde).

No início do século XX, o professor da Bauhaus Johnannes Itten, notou que seus alunos usavam em suas obras cores similares a suas belezas (tons de olhos, cabelo e pele), buscando uma harmonia entre as cores e suas identidades. Então pessoas com traços mais fortes costumavam usar cores mais intensas e contrastantes e pessoas com traços delicados, usavam cores suaves, por exemplo. Itten, desenvolveu um novo círculo cromático incluindo 12 tons e definiu as cores quentes e frias e escuras e claras, para os quatro tipos de pessoas correspondentes as estações do ano.

Outro nome importante para a criação da Coloração Pessoal foi do químico francês Michel Eugène Chevreul, que desenvolveu uma teoria sobre o contraste simultâneo das cores no século XIX. Ele percebeu como as cores refletiam no rosto das pessoas, realçando ou suavizando traços e tons.

Em meados de 1940, a artista plástica Suzanne Caygill foi a responsável por unir esses estudos e criar o método sazonal da análise de cores. Nesse método as cores de primavera são intensas e quentes, de inverno brilhantes e frias, assim como o verão, só que agora opacas e de outono, suaves e quentes.

Posteriormente, novas observações trouxeram algumas mudanças significativas para esse método, pois descobriu-se que existem pessoas com subtom neutro, ou seja, quando a temperatura não é a característica principal para a pessoa. No Método Sazonal Expandido é analisado características de belezas intensas, suaves, claras, escuras, frias e quentes. De quatro, passaram a ser 12 cartelas, 3 de cada estação. Existem um método com 16 cartelas, mas o que eu uso e acho mais eficaz é o método das 12 estações.

Eu gosto de chamar de Consultoria de Cores, ao invés de só Análise de Coloração Pessoal, pois a análise é somente a parte de testar os tecidos coloridos próximos ao rosto da(o) cliente, percebendo o que valoriza mais a beleza natural dele. E na minha Consultoria, além de descobrir quais cores harmonizam e valorizam mais cada pessoa, ensino como usar cores que não estão na cartela, mas a cliente gosta muito, quais tons de metais valorizam mais, assim como tons para cabelo e maquiagem. Ensino a fazer combinações de cores diferentes para montar looks e usar as cores de acordo com o desejo de imagem, ou seja, dependendo do que a cliente quer transmitir, pode-se usar uma cor ou tonalidade diferente, não só em roupas, mas acessórios, maquiagem e cabelo.

Para mim a Consultoria de Cores é um investimento que você faz para a vida, pois além do autoconhecimento, você trabalha a autoestima e autocuidado. Costumo falar para as minhas clientes que a Consultoria de Cores não é para limitar e sim, libertar! Pois conhecendo as cores e sua cartela, você consegue trabalhar com as cores a seu favor. Se não está usando uma cor na roupa que te valorize, você equilibra com as cores da maquiagem, por exemplo.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!

Os comentários estão fechados.