Com previsão de baixas temperaturas, GDF reforça vacinação contra gripe influenza

Brasília, terça-feira, 17 maio, 2022

Com previsão de baixas temperaturas, GDF reforça vacinação contra gripe influenza

A vacina contra a Influenza é a melhor forma de prevenção das doenças respiratórias. Foto: Breno Esaki/Agência Brasília

Fonte: ASOM RAXVI

Atualizado em: 18 maio, 2022

Apesar do inverno só começar oficialmente no dia 21 de junho, as previsões apontam para queda brusca da temperatura nos próximos dias, chegando a mínima de 5°C em algumas cidades do Distrito Federal. Uma massa polar chegando ao Centro-Oeste e outras regiões brasileiras é a responsável pelas baixas temperaturas.

O frio antecipado também pode trazer alta na ocorrência de casos de gripes e demais doenças respiratórias, principalmente na população adulta e infantil.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal pede às pessoas que ainda não se vacinaram contra a gripe Influenza, que procurem os pontos de vacinação, com destaque para grupos prioritários. Com as baixas temperaturas, a prevenção é a melhor forma de combater as doenças características deste período do ano.

A vacina contra a influenza é segura e previne contra as formas mais graves da doença. A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. A vacina disponibilizada na rede pública garante proteção contra os vírus Influenza A H1N1 e H3N2, e Influenza B.

A Secretaria de Saúde orienta que, independentemente do tipo de vírus detectado, o tratamento para a influenza é o mesmo: muita hidratação, repouso e boa alimentação. O uso de fosfato de oseltamivir, mais conhecido como Tamiflu, é indicado somente para pacientes com casos clínicos com risco de agravamento. O medicamento é entregue nas unidades básicas de saúde mediante receita clínica.

A prevenção contra a gripe é a mesma para a covid-19: usar máscara e álcool em gel, manter o  distanciamento social e evitar aglomerações, bem como arejar os ambientes.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!