A atuação intensificada e coordenada da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) no serviço de podas tem apresentado resultados expressivos neste ano. Dados do Painel da Ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF) indicam uma queda significativa tanto na quantidade de solicitações quanto de reclamações relacionadas à manutenção arbórea em áreas públicas.
De janeiro à primeira semana de novembro deste ano, foram registradas 857 solicitações e 1.790 reclamações. No mesmo período de 2024, os números eram de 2.661 e 2.395, respectivamente. O balanço representa uma redução de 68% nas solicitações e de 25% nas reclamações. A comparação demonstra uma importante evolução na eficiência dos serviços e na agilidade das respostas.
“Nosso objetivo é continuar com a redução gradativa desses números”, enfatiza o diretor de Cidades da Novacap, Raimundo Silva. “A redução está associada à adoção de uma atuação ainda mais proativa e à modernização dos sistemas de atendimento.”
Agilidade
O programa Administração 24h e o Portal Cidadão permitiram que as demandas fossem abertas e solucionadas de forma mais ágil, diminuindo a sobrecarga na Ouvidoria. Além disso, o Sistema de Gerenciamento de Indivíduos Arbóreos, integrado ao GDF-24h, aprimorou o controle e a distribuição das ações de poda em todo o Distrito Federal.






