Com técnica proprietária, o Boticário traduz o perfume de aromas de flores vivas em nova fragrância

Brasília, quinta-feira, 23 outubro, 2025

Fonte: DGBB Comunicação & Estratégia

Atualizado em: 23 outubro, 2025

A marca de beleza é pioneira no uso da método Green In®, reproduzindo composições olfativas mais puras

Como capturar o aroma exato de uma flor viva? Essa é a pergunta que guiou anos de estudos nos centros de pesquisas do Boticário, resultando na introdução da Green In®, técnica proprietária e registrada pela marca, que promete redefinir o modo como fragrâncias são concebidas.

 

A inovação combina análise molecular e sustentabilidade para traduzir o aroma natural de flores vivas em composições olfativas mais puras e fiéis à natureza. A técnica, baseada no método Headspace (microextração em fase sólida), captura moléculas diretamente das flores sem danificá-las, e as analisa por meio de cromatografia gasosa — um processo que permite identificar o “DNA” olfativo de cada espécie. “Com a Green In®, o Boticário reafirma seu compromisso com a inovação sustentável e reforça sua posição como protagonista no avanço tecnológico da perfumaria mundial. A técnica reflete nosso olhar para o futuro, em que ciência e natureza coexistem para criar experiências únicas e responsáveis”, afirma Gustavo Dieamant, Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo Boticário.

 

A partir desse mapeamento, o perfumista da marca, Cesar Veiga, recria acordes com o auxílio do chamado nariz digital, ferramenta capaz de analisar e reproduzir moléculas aromáticas com extrema precisão. O dispositivo já auxiliou o Boticário na formulação de mais de 100 fragrâncias desde 2019.

 

 

O nascimento de uma nova fragrância

A estreia da Green In® acontece na concepção do novo acorde-assinatura de Floratta, que traduz o encontro da delicadeza da rosa com a potência da gardênia em combinação floral moderna e elegante. Localizado dentro do Quintana, o espaço dedicado à pesquisa e inovação, na fábrica do Grupo Boticário, em São José dos Pinhais/PR, contou com ilustres presença de Miguel Krigsner, fundador do Boticário, e Artur Grynbaum, VP do conselho da marca, representando que o movimento é mais do que um laboratório, é algo que caracteriza o cuidado com cada detalhe que imprime a expertise e compõe as fragrâncias do Boticário — do cultivo ao frasco.

 

O processo de criação do acorde nasceu em 2022, a partir do Projeto Pequeno Príncipe de Pesquisa Estratégica de Produto, iniciativa dedicada a estudar o potencial olfativo das rosas cultivadas no Brasil. Pesquisadores do Boticário avaliaram espécies em regiões como Curitiba, Holambra e Porto Alegre, analisando fatores como solo, irrigação e luminosidade para entender como cada variável influencia a intensidade e a pureza do aroma.

 

Após visitas e análises em campo, as rosas na cidade de Holambra se destacaram pelo poder olfativo e se tornaram a base do estudo. A pesquisa evoluiu para uma colaboração entre o núcleo de inteligência olfativa da marca e o perfumista César Veiga para criar um acorde e celebrar os 30 anos da linha Floratta.

 

Para complementar a rosa e equilibrar o buquê, o grupo selecionou a gardênia, escolhida após testes olfativos com outras espécies cultivadas no espaço Quintana Herbal – centro de pesquisa próprio dedicado à criação de ingredientes exclusivos. As duas flores foram então analisadas por meio da técnica Green In®, que captura o aroma diretamente das flores vivas sem danificá-las.

Com base nas moléculas coletadas, os perfumistas César Veiga e Natasha Côté (IFF) desenvolveram um acorde exclusivo, que se tornou a nova assinatura olfativa de Floratta.

 

O resultado é uma percepção ampliada de naturalidade e frescor — sensações que costumam se perder nos métodos tradicionais de extração. “Acreditamos que a natureza fala e que a ciência é o que nos permite escutá-la. E por isso, o nosso desafio foi traduzir o perfume da rosa viva — não apenas o seu cheiro, mas o instante em que ela respira. A técnica Green In® nos permitiu captar esse momento e transformá-lo em um acorde que carrega o frescor e a emoção do natural”, destaca Cesar Veiga, perfumista do Boticário.

 

Inovação e sustentabilidade fundamentam a perfumaria do boticário

A sustentabilidade é um dos compromissos centrais do Boticário — inclusive na perfumaria. A marca utiliza eco-álcool, uma matéria-prima renovável, em 100% de suas fragrâncias, reforçando sua responsabilidade ambiental em toda a cadeia de produção. Além disso, a marca foi pioneira ao investir em neurociência aplicada à beleza com a criação do Neurolab, seu próprio laboratório dedicado a estudar as respostas emocionais provocadas por suas criações olfativas. O Neurolab já atua há anos, mensurando emoções antes mesmo de o mercado começar a falar sobre o tema, em parceria com especialistas globais em embalagens, formulação e perfumaria — colocando a ciência no centro da experiência sensorial.

 

O Boticário é também a única empresa de cosméticos brasileira a contar com um Centro de Pesquisa sobre o Olfato (CPO). Desde os anos 1990, a companhia aplica técnicas inovadoras como o headspace — que captura o cheiro de ambientes ou objetos — e desenvolve estudos sobre os efeitos emocionais das fragrâncias, antecipando tendências que só se consolidariam globalmente durante a pandemia.

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Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países.
O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.
*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos, como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem;

** Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

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