Como canalizar energias em prol da aprovação – IMP oferece dicas e lives sobre Inteligência Emocional para concursos

Brasília, sexta-feira, 11 junho, 2021

Como canalizar energias em prol da aprovação – IMP oferece dicas e lives sobre Inteligência Emocional para concursos

Crédito: Freepik


Atualizado em: 11 junho, 2021

Como você se motiva? Queremos viver todos os dias com uma intenção clara de nos aproximarmos de alcançar nossos objetivos e viver uma vida feliz e bem-sucedida. Queremos melhorar a cada dia, mas nem sempre conseguimos, e muitas vezes, o segredo está dentro de nós. A forma mais poderosa de motivação vem da automotivação.

Todo progresso e motivação começam com a ação. Uma ação levará a outra. A ação criará melhores resultados e novas experiências. Você sabia que para ser aprovado em um concurso público é necessário mais que dedicação aos estudos? Entenda como a inteligência emocional é um fator determinante para a aprovação.

O desenvolvimento dos pilares da inteligência emocional para concursos públicos é um assunto cada vez mais comum na vida dos concurseiros. E isso acontece porque a forma como você lida com suas emoções, vai impactar diretamente no rendimento tanto nos estudos, como hora de fazer as provas.

De acordo com a psicóloga Gabriele Issa, a inteligência emocional é uma habilidade que pode ser desenvolvida. “A inteligência emocional nada tem a ver com a inteligência cognitiva, aquela utilizada para desenvolver raciocínio, o que significa que nem sempre uma pessoa cognitivamente inteligente será emocionalmente, e vice-versa”, explica Gabrielle.

Confira as dicas da psicóloga:

Observar os pensamentos é a dica número um para que o candidato consiga desenvolver um controle emocional durante a preparação para concursos. Nossos pensamentos têm a grande capacidade de nos sabotar, pois aprendemos alguns padrões com outras pessoas e que, talvez, aquilo não funcione para aquele determinado evento ou até mesmo para a nossa personalidade. As pessoas tendem a se manter nesses padrões sem nunca os observar e eles podem ser encontrados nos pensamentos.

Dicas para manter o emocional saudável na véspera da prova:

Dormir bem, pensar de forma coerente e positiva (se posicionando na realidade e confiando na preparação que foi feita), sem nutrir grandes expectativas, mas sem superestimar o erro; também sugiro respirar.

Protocolos de atenção plena com respiração ou escaneamento corporal são excelentes para acalmar no dia anterior e antes da prova. A dica principal é: respire atentamente.

Dicas para manter o emocional saudável na hora da prova:

Se o candidato sentir que está “perdendo o controle” ou que deu branco, sempre focar em respirar e pensar no momento presente. Não de forma catastrófica, mas observar os movimentos, a respiração, o corpo e as sensações,

Se sentir que não vai conseguir, ajustar as expectativas. Tentar pensar racionalmente. Nessas horas pode ocorrer uma inundação de pensamentos disfuncionais que devem ser controlados. Novamente, precisa de muito treino, sempre na pré-prova.

Quando é hora de procurar uma ajuda profissional?

Prioritariamente, quando a pessoa se sentir desconfortável com as reações emocionais e comportamentais.

Confira a agenda de lives gratuitas sobre o tema:

Psico do Concurseiro com Gabriele Issa – sempre às sextas-feiras a partir das 13h30

11/06 – O que é a depressão e como combatê-la.
18/06 – Como lidar com a autocobrança?
25/06 – Descubra o seu perfil de estudante.
02/07 – As melhores técnicas para reduzir a ansiedade.

Para ter acesso às transmissões gratuitas, basta se inscrever no canal do IMP: https://www.youtube.com/c/IMPConcursosOnlineoficial/videos e ativar as notificações.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!