Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, a 5ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres será realizada nos dias 23 e 24 de agosto, em Brasília. O encontro tem como objetivo integrar propostas para o fortalecimento e a ampliação de políticas públicas voltadas às mulheres, a partir da perspectiva da interseccionalidade.
A conferência visa contribuir para a elaboração do III Plano Distrital de Políticas Públicas para Mulheres, para o fortalecimento da participação social e para a construção democrática da gestão de políticas públicas. Também serão debatidas estratégias para promover maior diálogo entre governo e sociedade civil, incorporar saberes e experiências locais, mapear instituições que atuam na defesa dos direitos das mulheres, fortalecer redes de proteção, integrar políticas públicas e estimular coletivos e organizações feministas como protagonistas das transformações sociais.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, destacou a importância da conferência como espaço de construção coletiva e fortalecimento das políticas públicas: “O GDF está comprometido em ouvir as mulheres e transformar essas escutas em ações concretas. A conferência é um momento decisivo para que possamos construir políticas mais inclusivas, que atendam às realidades diversas do nosso DF, especialmente com foco nas mulheres em situação de vulnerabilidade”.
“A conferência é um processo democrático para que as mulheres de todas as regiões do DF sejam ouvidas e participem ativamente da construção de soluções”
Giselle Ferreira, secretária da Mulher
A programação da conferência – estruturada em três eixos temáticos: prevenção e enfrentamento das violências contra as mulheres; promoção das mulheres em todas as suas dimensões, com foco em diversidade, interseccionalidade e justiça; e participação política, paridade e fortalecimento do Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres – considera as dimensões de classe, raça, etnia, geração, orientação sexual, identidade de gênero, deficiência e localização territorial (rural e urbana), entre outras, assegurando a escuta das diferentes realidades vividas pelas mulheres no Distrito Federal.
Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, o evento se consolida como um espaço fundamental para a escuta e o diálogo. “A conferência é um processo democrático para que as mulheres de todas as regiões do DF sejam ouvidas e participem ativamente da construção de soluções. Vamos fortalecer redes, acolher propostas e garantir que nenhuma mulher fique de fora das decisões que impactam sua vida”, afirmou.
Presidido pelo Conselho dos Direitos da Mulher do DF, o encontro contará com a participação de movimentos feministas, organizações de mulheres, segmentos sociais diversos e órgãos da Rede Distrital de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar, além da Rede de Proteção aos Órfãos do Feminicídio. Ao final, será eleita a delegação que representará o DF na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, assegurando a diversidade e as especificidades das participantes.
Etapas regionais