Atualizado em: 8 agosto, 2025
Materiais de fácil aplicação, iluminação bem pensada e decoração funcional são alternativas para transformar ambientes sem grandes intervenções
Sempre ao pensar em reformas, vem a imagem de quebra-quebra, poeira e grandes mudanças no imóvel, além de altos custos e um bocado de paciência. Porém esta não precisa ser sempre a realidade de uma reforma.
Existem alguns tipos de reformas muito mais simples de serem feitas que fazem toda a diferença na estética e na funcionalidade de um imóvel, sem a necessidade de quebrar absolutamente nada.
Adesivos decorativos
Uma das maneiras mais simples de dar um ar completamente novo aos seus cômodos é apostar nos adesivos de parede. Este tipo de material está disponível nas mais variadas texturas, cores, padrões e estampas – é possível encontrar desde adesivos que imitam tijolinhos até granilites.
E o melhor é que os adesivos podem ser aplicados diretamente nos azulejos ou sobre a pintura, sem a necessidade de preparar a superfície com massa ou primer. Eles ajudam a valorizar quartos, salas e cozinhas, principalmente.
Tecidos do ambiente
Outra maneira de reformar totalmente a estética de um lar é alterando todos os tecidos que compõem a decoração dele. As cortinas, por exemplo, exercem um papel muito importante na decoração, e mudá-la para outra com cor, textura e até disposição diferentes já pode ser uma grande alteração visual na casa.
As mantas, tapetes e almofadas também ajudam a destacar pontos do ambiente e a refletir a personalidade dos moradores.
Nova pintura
As cores exercem um efeito impressionante sobre os efeitos do ambiente nos moradores e visitantes. E, quando bate a vontade de mudar a decoração e a estética, por que não investir em uma nova pintura?
Não é necessário pintar toda a casa: algumas pessoas optam por pintar paredes estratégicas com cores mais vibrantes e fortes, como terracota, vermelho, verde e amarelo, em cantinhos estratégicos. Isso dá mais charme para a casa e pode abrir espaço para criar uma nova composição decorativa.
Objetos decorativos e móveis
Quadros, vasos, esculturas, bandejas, luminárias… Todos estes objetos têm um papel fundamental na decoração de uma casa, e eles podem causar grandes impactos visuais, capazes de dispensar reformas estéticas em alguns casos.
Como não exigem instalações fixas ou obras, é possível posicionar prateleiras para livros em locais estratégicos ou reorganizar os móveis para criar ambientes mais arejados e renovados.
Uma mesa expansível ou dobrável, uma poltrona com cor vibrante, espelhos ou até mesmo um sofá com puffs integrados são ótimos para que o lar seja renovado sem nenhum tipo de reforma.
Iluminação estratégica
Pode parecer simples a princípio, mas a iluminação de uma casa faz toda a diferença. A redistribuição de pontos de luz pode mudar totalmente a percepção do espaço, causando sensações de amplitude, aconchego e bem-estar. Para a sensação de amplitude, aposte em luzes de cores frias, enquanto luzes de cor quente ajudam a deixar os cômodos mais confortáveis visualmente.
Abajures diferenciados, fitas de LED embutidas em móveis e iluminação indireta também causam grandes sensações com pouquíssimo esforço.
Revestimentos de fácil aplicação
Com o passar do tempo, é comum que os revestimentos acabem se tornando um pouco ultrapassados esteticamente. E, para contornar isso sem quebra-quebra ou grandes custos, os revestimentos de fácil aplicação são uma ótima dica.
O piso vinílico é uma ótima opção: ele pode ser aplicado diretamente sobre o piso que já existe, e é possível encontrar versões autocolantes dele. A variedade de estilos também vai longe, e dá para escolher padrões que imitam madeira ou cimento queimado.










