Dia do chef de cozinha: conheça os profissionais da capital federal

Brasília, terça-feira, 19 outubro, 2021

Dia do chef de cozinha: conheça os profissionais da capital federal

Foto: Vinicius Campos - Vinny's Pizzaria. Crédito: Divulgação.


Atualizado em: 19 outubro, 2021

Dia 20 de outubro é celebrada mundialmente a profissão. Os chefs Marcello Lopes. Leandro Nunes e Vinícius Campos são nomes de destaque em Brasília

A profissão de chef de cozinha é uma das mais prestigiadas do mundo. Não é por acaso que também é tema de diversos realities shows de sucesso mundo afora. A função é tão querida que ganhou uma data para ser celebrada. Em 20 de outubro é o Dia Internacional do Chef de Cozinha.

Em Brasília, temos diversos nomes de destaque, que comandam restaurantes de alto padrão. São eles: Marcello Lopes, à frente do Blend Boucherie e do Italianíssimo; Leandro Nunes comanda o Le Parisien; e Vinícius Campos, da Vinnys Pizzeria Napoletana.

Com quase 20 anos de trajetória, Marcello Lopes ganha o paladar dos brasilienses, onde é conhecido na cidade pelo talento e criatividade de suas receitas. A sua trajetória inclui experiências de estudos na Austrália, além de assinar cardápios das mais renomadas casas brasilienses, como o Bottarga, e das maiores companhias aéreas como America Airlines, Air France entre outras gigantes da área.

Ganhou três prêmios pela Quatro Rodas, uma estrela Michelin (uma das classificações mais importantes do mundo ) e um prêmio Veja Comer & Beber com o restaurante Bottarga. Também circulou como consultor por restaurantes goianos e paraibanos. Comandou a cozinha presidencial, sendo o chef executivo da IMC (maior empresa de comida fora de casa da América Latina) por mais de dois anos. Marcello foi chef exclusivo da aeronave presidencial, atendendo a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Michel Temer.

Em 2018, inaugurou o Blend Boucherie (412 Norte) com conceito de boutique de carnes. Uma casa para quem aprecia alta gastronomia e preços justos. Já em 2021, o chef passou a comandar a cozinha do Italianíssimo, novo restaurante italiano da cidade. “Ter um restaurante sempre foi um sonho, de mais de dez anos. Eu queria investir em um negócio próprio, mas não tinha a ideia formatada até ir a uma boucherie na França, quando vi como funcionava. Foi aí que dei meu primeiro passo para criar o Blend Boucherie”, diz o chef Marcello Lopes.

Outro grande nome da gastronomia brasiliense é o chef Leandro Nunes. Desde muito cedo, aos 3 anos, o profissional – que vem de família paraense – já se aventurava na cozinha ao seguir uma tradição familiar: ele e o pai preparam juntos um pato no tucupi para celebrar o seu aniversário. Leandro até arriscou seguir outro rumo, quando cursou direito. Desistiu para estudar hotelaria, que ensinava culinária e gerenciamento, quando dividiu os estudos com o trabalho em uma pizzaria.

Formado, o jovem retornou para Brasília e começou um estágio no Patu Anu, do chef dinamarquês Simon Lau. Com ele, seguiu para o Aquavit. Logo depois foi para o Oscar, na época comandado pelo chef Laurent Suadeau. Estudou na renomada escola francesa Le Cordon Bleu e trabalhou no Cafe Constant, um dos restaurantes do chef Christian Constant, que foi jurado do Top Chef francês, um dos programas de televisão favoritos de Leandro. Por lá, passou por todas as praças e acabou como subchef.

Em seguida, embarcou rumo a Copenhague e trabalhou no Noma, restaurante dinamarquês, eleito por quatro vezes o melhor do mundo. Retornou para Brasília em 2011 para trabalhar como personal chef . Passou pelas cozinhas do Botarga e do Liv Lounge. Em 2014, abriu as portas do próprio restaurante: o Jambu, na Vila Planalto, voltando às origens paraenses. A casa fechou em 2017.

A valorização de alimentos regionais, tão presente na cozinha do chef, o ajudou a entrar no programa The Taste Brasil, do canal GNT. Ele não levou o troféu, mas ganhou mais experiência. Em 2020 assumiu a cozinha do restaurante francês Le Parisien.

Um nome que vem despontando no cenário da capital federal é o de Vinícius Campos. Formado em administração, Campos é autodidata e usa toda a sua criatividade como inspiração na hora de colocar, literalmente, a mão na massa. Ele está à frente da Vinny’s Pizzeria Napoletana. “Aprendi muita coisa lendo, pesquisando sobre os processos e colocando a mão na massa, testando cada receita, até acertar”, conta o pizzaiolo.

Depois de seis anos de sucesso, percorrendo a cidade com seus dois food trucks e com um ponto exclusivo para delivery e take out, a Vinny’s Pizzeria Napoletana inaugurou este ano na 205 Sul e já está dando o que falar: a casa e o chef receberam o selo da Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN). E o que isso significa? O estabelecimento e o pizzaiolo agora integram o seleto grupo de pizzarias e profissionais que são reconhecidos por oferecer a tradicional e original receita da pizza, bem no prestigiado estilo de Nápoles, o berço dessa criação gastronômica.

Blend Boucherie
Endereço: CLN 412 Norte, Bloco B
Take Out e delivery: (61) 3544-7444
Horário de funcionamento: de terça a quinta das 12h às 15h e das 18h30 às 23h / Sexta e Sábado das 12h às 16h e das 18h30 à 0h e domingo das 12h às 16h e das 18h30 às 23h
Siga: @blendboucherie

Italianíssimo
Endereço:CLN 412 Norte, Bloco B
Telefone/Whatsapp: (61) 3964-4442
Horário de Funcionamento: de terça a quinta das 12h às 15h e das 18h30 às 23h / Sexta e Sábado das 12h às 16h e das 18h30 à 0h e domingo das 12h às 16h e das 18h30 às 23h
Instagram: @italianissimobsb
Facebook: Italianíssimo Bsb

Le Parisien Bistrot
Endereço: CLN 103, bloco B – Asa Norte
Horário de funcionamento: Terça a sexta das 12h às 15h e das 19h às 23h. Sábado das 12h às 16h e das 19h às 23h. Domingo das 12h às 16h.
Siga: @leparisienbistrotbsb
Pedidos: iFood, Rappi e 99 Food

Vinny´s Pizzeria Napoletana
Endereço: CLS 205 bloco A Loja 27
Horário: De terça a domingo, das 17h às 22h40
Takeout e Delivery: Todos os dias, de 17h às 22h30
Instagram: @vinnyspizzerianapoletana

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!