Dia Internacional do Chef de Cozinha – conheça a história de chefs que comandam casas brasilienses

Brasília, sexta-feira, 15 outubro, 2021

Dia Internacional do Chef de Cozinha – conheça a história de chefs que comandam casas brasilienses

Foto: Chef Rodrigo Melo. Crédito: Divulgação.


Atualizado em: 15 outubro, 2021

No próximo dia 20 de outubro é comemorado o Dia Internacional do Chef de Cozinha. Cozinhar, mais que uma arte, é um ato de amor! Por isso, nada mais justo do que parabenizar os chefs de todo o mundo. Para ilustrar perfeitamente essa data tão especial, conheça um pouco das histórias de chefes que movimentam o cenário gastronômico da capital federal;

Aquiles França, chef-proprietário à frente das quatro unidades da 389 Burger.

Aquiles França começou a trilhar seu caminho na gastronomia de uma forma natural e simples, quando observava sua mãe e sua madrinha cozinharem. Aos 18 anos iniciou o curso de gastronomia na faculdade IESB. Em 2013, com apenas 20 anos, se formou, em seguida fez uma especialização em cozinha Argentina, no Instituto Argentino de Gastronomia, e aí iniciava sua carreira profissionalmente.

O gosto pelo hambúrguer já é de longa data, antes mesmo da iguaria virar uma febre. Foram muitas pesquisas e troca de informações sobre o assunto. Alguns cursos sobre carne, na Argentina, trouxeram uma importante referência sobre o que o chef classifica ser a verdadeira carne especial. E é esse o DNA de cada hambúrguer artesanal criado para o cardápio da 389 Burger. A busca por ingredientes é incessante, tudo pode virar uma boa comida, desde o tempero mais improvável até uma fruta com características únicas.

Pensando em um diferencial, o chefe faz questão de produzir artesanalmente o pão, a carne e até a maionese que é servida para os clientes. Uma tarefa difícil, mas que traz recompensas e torna os hambúrgueres da casa inconfundíveis, com sabores que só podem ser degustados por lá. “Eu sempre tentei fazer de tudo, sempre usando ingredientes de alta qualidade para que o produto final seja único. Temos cumprido esse desafio e melhorado cada vez mais” conclui Aquiles.

Chef Rodrigo Melo

Foto: Chef Rodrigo Melo. Crédito: Divulgação.

Sócio e chef do Cantucci Osteria, Grano & Oliva e Inforno Burguer D’Italia, Rodrigo Melo começou cozinhando quando era adolescente para amigos. “Fazia omelete e pizza de frigideira para meus amigos e eles gostavam muito”, disse o chef.

Mas a paixão pela gastronomia começou quando ele ainda era criança quando observava as avós cozinhando. Por ser muito curioso, o chef sempre ficava perguntando como fazia uma receita e porque levava aquele ingrediente daquele jeito, ele queria entender a verdadeira alquimia que é a gastronomia. Com o passar do tempo, Rodrigo decidiu tornar esse amor sua profissão.

“Estudei gastronomia no Iesb e pude aprimorar minha curiosidade na culinária, expandindo a criatividade no desenvolvimento de pratos. Porém, vi a importância de saber conduzir um negócio, por isso também fiz faculdade de administração na UnB com o intuito de ter meu próprio restaurante”, comentou Rodrigo.

Rodrigo se especializou em cozinha italiana com diversos cursos, e em 2019, fez uma pós-graduação em Cozinha Autoral conduzido pelo chef Massimo Bottura que já venceu o prêmio de melhor do mundo.

Chef Dudu Camargo, do Dudu Bar

Foto: Dudu Camargo. Crédito: Bruno Stuckert.

Um dos mais tradicionais nomes da gastronomia de Brasília, o chef Dudu Camargo se mostra uma referência criativa e empreendedora da gastronomia da capital. Aos 45 anos, 20 deles à frente do Dudu Bar, na 303 Sul, consagrou-se como um nome importante não só no cenário local, mas também no cenário nacional.

Dudu Camargo apostou na capital quando a cidade ainda engatinhava no ramo gastronômico. “Nos últimos anos a cidade vem crescendo surpreendentemente, tanto na presença dos estabelecimentos quando na qualidade dos pratos e dos serviços”. Ele completa ainda que toda a cidade sai ganhando, gerando empregos e contribuindo com o aquecimento da economia de todo o estado. Dudu já esteve à frente de empreendimentos como as pizzarias Fratello Uno, o Dudu Bar, Dudu San, Your’s, Da Noi, Fatto, Cantina Italiana Unanimità, Respeitável Burger e Simples Assim.

Na cozinha do Dudu Bar, o chef ergue a bandeira da Cozinha de Autor. Essa concepção permite que o chef abuse de sua marca registrada: a criatividade, podendo misturar referências de diversas partes do mundo, além de um toque especial dos diferentes sabores da gastronomia brasileira. “Na cozinha de autor podemos experimentar da forma que desejarmos. Fugimos um pouco daquelas receitas engessadas, que os livros de receitas nos trazem. Não que elas não sejam mais úteis, pois até com elas podemos brincar e imprimir ali nosso toque pessoal”, ressalta.

Chef Divino Barbosa, das casas Santé

Foto: Divino Barbosa. Crédito: Davi Fernandes.

O chef Divino Barbosa, à frente das casas Santé 13 (413 Norte) e Santé Lago (Orla da Ponte JK), entrou tardiamente para o ramo da alta gastronomia, aos 30 anos, mas sempre esteve em contato com a cozinha. Desde os 12 anos, quando saía para a lavoura com o pai, ajudava no preparo da alimentação dos trabalhadores. Comida simples, mas afetiva, “da roça”. A partir daí desenvolveu paladar aguçado e um toque especial para os temperos e, logo após, para os preparos mais elaborados, que viria a aprender mais tarde, como autodidata da culinária.

No começo dos anos 2000, chegou a Brasília e iniciou o trabalho na cozinha de um hotel da capital. Em pouco tempo, assumiu a função de auxiliar de cozinha. E não parou mais: trabalhou em cozinhas profissionais de diversas referências, como cozinhas contemporâneas, clássicas italianas, culinária japonesa, cozinhas de carnes, passando até mesmo pelo Oscar, no Brasília Palace, onde preparou um espaguete à bolonhesa especialmente para Oscar Niemeyer.

Em 2012, um telefonema mudou sua vida: foi convidado para chefiar a própria cozinha, em um restaurante recém-aberto na 413 Norte. Era o Santé 13, casa que acolheu sua gastronomia autoral e sua bagagem de diversas referências e deu liberdade para que Divino pudesse exercer ao máximo sua criatividade. Com o empresário Oswaldo Scafuto, também já comandou a cozinha do Nikkei, na orla do Lago Paranoá, onde hoje funciona o Santé Lago, segunda unidade da já tradicional casa da Asa Norte.

Serviço

389 Burger
Aplicativo Disponível na App Store e Play Store
Site: 389burger.com.br
Instagram: @389burger

389 Burger Planaltina
Endereço: Praça Coronel Salviano Guimarães, Quadra 56, Lote 02
Telefone: 3389-0021

389 Burger Sobradinho
Endereço: Quadra 06/08
Telefone: 3591-5041

389 Burger Asa Norte
Endereço:CLN 307 BL A LOJA 25 – Asa Norte
Telefone: 3797-6441

389 Burger Formosa
Endereço: Praça Rui Barbosa, 444 – Centro, Formosa – GO
Telefone:3631-7984

Cantucci Osteria
Endereço: CLN 403, Bloco E Loja 03
Telefone: (61) 3328-5242 / Pedidos: (61) 99943-1935 WhatsApp
https://www.goomer.app/cantucci-osteria-asanorte/menu

Grano & Oliva Pizzeria
Unidade (Asa Norte)
Endereço: CLN 403, Bloco E Loja 59 – Asa Norte
Unidade (Dark Kitchen – Sudoeste) – apenas delivery
Endereço: Quadra 8, lote 2345, loja 06 – Zona Industrial
Pedidos (WhatsApp): (61) 99642-1016
Instagram: @granoeolivapizzeria

Inforno Burger D’Italia
Unidade (Asa Norte)
Endereço: CLN 403, Bloco E Loja 59 – Asa Norte
Pedidos (WhatsApp): (61) 99844-7889
Unidade (Dark Kitchen – Sudoeste) – apenas delivery
Endereço: Quadra 8, lote 2345, loja 06 – Zona Industrial
Pedidos (WhatsApp): (61) 99642-1016
Instagram: @infornoburger

Dudu Bar
Endereço: SCLS 303 Bloco A Loja 03 – Asa Sul
Pedidos:(61) 99341-0055 (Whatsapp)
Instagram: @dudubaroficial
Facebook: https://www.facebook.com/dudubaroficial/

Santé Lago
Setor de clubes Esportivos Sul, Trecho 2 – Orla da Ponte JK
Telefone: (61) 2099-2461
Instagram: @santelago

Santé 13
CLN 413 Bloco A Loja 40
Telefone: (61) 3037-2132
Instagram: @sante13

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!