Dia Mundial do Meio Ambiente alerta para o consumo consciente e racional da água

Brasília, terça-feira, 7 junho, 2022

Dia Mundial do Meio Ambiente alerta para o consumo consciente e racional da água

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Caesb alerta para o uso racional e consciente da água. Barragem do Descoberto, com 91,5% de capacidade. Foto: Divulgação.

Fonte: ASCOM RAXVI

Atualizado em: 7 junho, 2022

As atividades programadas em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, com o tema “Uma só Terra”, tem um propósito nobre: conscientizar crianças, jovens e adultos que os recursos naturais do planeta são finitos e estão, a cada ano, diminuindo. A água se destaca neste contexto, pois além de essencial para a sobrevivência da humanidade, a sua preservação depende de mudanças profundas de hábitos e atitudes.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está empenhada em garantir água de qualidade e quantidade suficiente para o consumo da população. Neste sentido, a companhia tem garantido os níveis das barragens de Santa Maria e do Descoberto. Conforme dados apresentados no início deste mês, a Barragem de Santa Maria está com 97,2% de capacidade, enquanto na do Descoberto esse índice é de 91,6%.

Sempre pensando no futuro, a Caesb desenvolve campanhas de conscientização para que os consumidores adotem hábitos para a preservação do meio ambiente e o uso racional da água. Verificar regularmente possíveis vazamentos nas tubulações; no paisagismo, sempre optar por plantas nativas do cerrado, que demandam menos água; regar as plantas à noite; instalar aeradores de torneira; o ciclo completo da máquina de lavar pode usar até 200 litros de água, por isso, acumule várias peças e prefira utilizá-la apenas uma vez e manter a piscina coberta fora do período de uso, são algumas das recomendações para evitar o desperdício.

Nos últimos três anos, a Caesb investiu mais de R$667 milhões em projetos de melhorias e expansão da infraestrutura, para aumento da eficiência de manutenção e de operação dos sistemas de tratamento de água e de esgoto. A companhia também investiu em programas de redução de perdas e eficiência energética, além de aquisição e instalação de equipamentos.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!