Dignidade Feminina: Campanha do GDF recebe doação de 100 mil absorventes hoje

Brasília, quinta-feira, 18 novembro, 2021

Dignidade Feminina: Campanha do GDF recebe doação de 100 mil absorventes hoje

Imagem: Divulgação - Sejus-DF


Atualizado em: 27 novembro, 2021

Itens serão doados pela empresa Sustentare Saneamento em cerimônia no Palácio do Buriti

Cem mil absorventes serão destinados à campanha Dignidade Feminina – Da transformação de meninas a mulheres: mais cidadania e menos tabu, promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A doação será feita pela empresa Sustentare Saneamento, hoje (18), às 14h30, em cerimônia no Palácio do Buriti.

Todos os itens arrecadados são encaminhados para a Secretaria de Educação, que os direciona para as alunas da rede pública de ensino. A entrega dos absorventes é acompanhada de palestras e rodas de conversa promovidas nas escolas do DF por servidores da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e da Secretaria de Saúde para a desconstrução de tabus relacionados à menstruação e de conscientização sobre saúde da mulher, pobreza menstrual, autoconhecimento, autoestima, e empoderamento feminino, entre outros temas.

“Mais do que uma campanha, criamos um movimento que trouxe visibilidade a um assunto tão importante, mas que ainda é cercado de tabus e desinformação. E assim estamos chegando até as meninas que deixam de fazer suas atividades e até de frequentar a escola por falta de absorventes ou por se sentirem constrangidas com a menstruação”, reforça a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Desde o lançamento da campanha no dia 19 de outubro, já foram realizadas palestras para mais de 500 estudantes. Até o final do ano, estão agendadas mais 5 instituições de ensino. Em relação aos absorventes, foram arrecadados até o momento cerca de 150 mil itens de higiene em uma ação integrada entre o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada.

“Sensibilizada com a triste realidade de mulheres e adolescentes em situação de vulnerabilidade, a Sustentare entendeu que este é um passo importante para trazer dignidade, conforto e saúde a quem não tem condições de comprar o absorvente e acaba até recorrendo a alternativas arriscadas para a sua saúde, como papelão, retalhos de pano e miolo de pão”, afirma Rejane Costa, superintendente regional da Sustentare Saneamento, empresa responsável pela coleta de resíduos domiciliares de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia e Brazlândia.

Os pontos de coleta e outras informações sobre a campanha Dignidade Feminina podem ser consultados no site http://dignidadefeminina.sejus.df.gov.br

SERVIÇO
Data: 18 de novembro
Horário: 14h30
Local: Salão Israel Pinheiro do Palácio do Buriti

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!