Mais de 100 representantes do poder público, universidades, centros de pesquisa, empresas e startups participaram, nesta quarta-feira (5), do evento “IPT e Biotic – Tecnologia a Serviço do Ecossistema de Inovação do Distrito Federal”. Realizado no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), o encontro teve como foco o fortalecimento da presença do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) na capital federal e a construção de parcerias estratégicas para o desenvolvimento tecnológico sustentável do país.
Na abertura do evento, o diretor-presidente do IPT, Anderson Ribeiro Correia, destacou o papel do Instituto na promoção de sinergias com setores-chave sediados em Brasília.
“A nossa iniciativa busca aproximar o IPT dos setores estratégicos do país, muitos deles estão localizados aqui em Brasília, como por exemplo a Embrapa Agroenergia, que transforma soluções do agronegócio em produtos ligados à área de energia, combustíveis, biocombustíveis e transmissão energética, que são os grandes desafios nacionais. O Distrito Federal já tem a área de inteligência artificial, datacenters, desafios na área de cidades inteligentes, onde o IPT tem bastante interesse de colaboração. Esse workshop busca identificar aquilo que é relevante para o DF, para o país, para o Estado de São Paulo, buscar oportunidade de sinergia e nos aproximar cada vez mais das empresas, do Biotic, dos parceiros, das incubadoras, das universidades presentes aqui dentro”, afirmou Correia.
A programação do dia contou com a presença de autoridades como o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Marco Antônio Costa Júnior; o presidente da FAPDF, Leonardo Reisman; além de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do próprio Biotic.






