Expoabra 2025 deve receber 70 mil visitantes

Brasília, segunda-feira, 25 agosto, 2025


Atualizado em: 25 agosto, 2025

Faltando apenas dez dias para o início da 33ª edição da Expoabra, considerada uma das maiores feiras agropecuárias do Distrito Federal, o Parque de Exposições da Granja do Torto (PGT) já está em plena movimentação. Com entrada gratuita, o evento será realizado de 29 de agosto a 7 de setembro e espera receber cerca de 70 mil visitantes, oferecendo atividades técnicas, culturais e de lazer para todas as idades.

A montagem da estrutura e a chegada dos primeiros animais estão em andamento. Bois, cavalos e vacas leiteiras já desembarcaram para garantir o bem-estar e a adaptação ao ambiente antes das competições. “Já estamos recebendo bois e cavalos, além das vacas leiteiras que participarão do concurso de produção de leite. Ao todo, serão 60 vacas competindo, vindas de estados como Goiás, Minas Gerais e São Paulo”, explica Luciano Mendes, diretor-executivo do PGT.

A Expoabra é reconhecida como um espaço de fortalecimento da agricultura e pecuária do Distrito Federal e do Centro-Oeste, com provas equestres, julgamentos, torneios leiteiros e leilões de animais de elite. Mais de 600 animais devem participar das atividades, permitindo aos produtores renovar e diversificar seus rebanhos.

Segundo Rafael Bueno, secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, o evento também movimenta a economia local. “Em 2024, a Expoabra gerou cerca de R$ 9 milhões em negócios. Este ano, esperamos um número recorde de animais, o que fomenta a economia rural, gera emprego e aproxima as pessoas do setor agropecuário”, afirma.

Para atrair público durante a semana, a organização preparou atrações especiais, incluindo happy hour com artistas sertanejos locais, totalizando 27 apresentações musicais ao longo da feira.

A programação técnica inclui cursos, seminários e atividades voltadas à agricultura familiar e à agroindústria local, com participação de instituições de ensino parceiras. “A Emater vai apresentar cursos e palestras para mostrar como o produtor pode se formalizar, agregar valor e conquistar novos mercados, incentivando a agroindustrialização”, afirma Cleison Duval, presidente da instituição.

Nos aspectos cultural e de lazer, o público poderá acompanhar grandes shows sertanejos nos dias 4, 5 e 6 de setembro, além do mega rodeio com capacidade para cinco mil pessoas, que abre o primeiro fim de semana do evento. Exposições de orquídeas raras, feira de cachaças e cervejas artesanais, vinhos, queijos e produtos da agroindústria local completam a experiência da Expoabra 2025.

O evento conta com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio das Secretarias de Agricultura, Governo, Educação e da Emater.