O automobilismo brasileiro vivenciou um dia histórico. Depois de pouco mais de 11 anos, aquela que é uma das suas principais praças voltou a receber uma prova da BRB Stock Car Pro Series. Reinaugurado na quinta-feira (27), o Autódromo Internacional de Brasília foi palco da 40ª corrida da categoria com a disputa da sprint válida pela 11ª e penúltima etapa da temporada de 2025.
Em tarde marcada por várias intervenções do safety-car — o que mexeu de forma determinante nas estratégias dos pilotos e equipes —, Felipe Fraga (Eurofarma RC) comemorou a vitória e deu enorme passo para a conquista do bicampeonato.
Corrida mais curta do fim de semana, com 30 minutos mais uma volta, a sprint deste sábado em Brasília teve pouco tempo de pista com a bandeira verde em razão de intervenções do safety-car, acionados em razão de incidentes de pista. Tal cenário influenciou de forma determinante na campanha dos pilotos em razão da obrigatoriedade do cumprimento do pit-stop obrigatório.
Do meio para o fim da prova, o top-3 foi formado por Ricardo Zonta (RCM Motorsport), seguido por Julio Campos (Crown Racing) e o pentacampeão Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli). Esta foi a ordem de pista na bandeirada, mas os três, entre outros pilotos, foram desclassificados da corrida por não terem cumprido o procedimento obrigatório de pit-stop.
As punições alçaram o líder do campeonato de décimo ao primeiro lugar, sendo declarado vencedor da corrida sprint em Brasília. Com mais 55 tentos anotados neste sábado, Fraga deu grande passo em direção ao seu segundo título na BRB Stock Car Pro Series. O segundo lugar ficou com o ascendente Arthur Leist (Crown Racing), enquanto o dono da casa, Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports) foi o terceiro em sábado iluminado. Correndo em casa, mais cedo, Nelsinho conquistou o troféu Pole Position Snapdragon e vai largar na frente na corrida principal neste domingo (30), a partir das 15h30.
Ainda que seja líder do campeonato com vantagem robusta para o segundo colocado na tabela de pontos, o companheiro de equipe Gaetano Di Mauro — que largou na frente na sprint, mas abandonou ainda no início da prova —, foi somente a segunda vitória de Felipe Fraga na temporada, repetindo o feito alcançado na corrida de abertura do calendário, em maio, em Interlagos (SP). O piloto do Tocantins chegou a 22 triunfos na categoria, superou Xandy Negrão e agora é o oitavo com mais primeiros lugares na BRB Stock Car.
“Hoje foi sorte. Mesmo assim, fiz uma bela corrida. Estava em quarto na pista, e assim já seria maravilhoso.”
Felipe Fraga
Daniel Serra (Blau Motorsport) foi declarado quarto colocado, enquanto Denis Navarro (Full Time Cavaleiro) finalizou em quinto. Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing) assegurou a sexta colocação, à frente de Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling) e Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli).
Pilotos avaliam
Duas semanas depois da primeira corrida noturna da história da BRB Stock Car, em Cuiabá, também marcada por reviravoltas em razão de intervenções do safety-car e mudanças nas estratégias dos pilotos, Fraga festejou neste sábado um triunfo que poderia ter vindo no Mato Grosso e, em lágrimas, se emocionou ao dedicar a conquista ao filho.
“Hoje foi sorte”, disse. “Mesmo assim, fiz uma bela corrida. Estava em quarto na pista, e assim já seria maravilhoso. E o mesmo safety-car que me ferrou lá em Cuiabá hoje me devolveu a vitória. Quero dedicar a vitória ao Daniel, meu filho, um aninho. Obrigado, Vanessa, por cuidar tão bem dele e da nossa família. Só tenho que agradecê-la por ser perfeita.”
Segundo colocado, Arthur Leist ressaltou o momento em que fez seu pit-stop como chave para a conquista do seu quinto pódio no ano: “Uma corrida diferente. Sabíamos que teria muita bandeira amarela, então a estratégia foi tentar parar na primeira volta. Paramos na primeira oportunidade. Méritos para a equipe, que entregou um carro sensacional e fez um pit-stop perfeito. Feliz com o campeonato que estamos fazendo. Depois de uma classificação não tão boa, ficamos decepcionados, mas sabia que iria para a frente na corrida. Feliz com esses pontos, e amanhã, na corrida mais longa, vamos tentar lutar por mais pontos”.
Um dos nomes do dia em Brasília, Nelsinho Piquet almeja dar um grande presente ao público da casa que vai acompanhá-lo em ação neste domingo. “De forma oposta ao que aconteceu em Cuiabá, onde tivemos safety-car e nos demos mal, aqui contamos com a sorte, e a estratégia foi importante ao parar cedo”, avaliou. “Foi determinante para conseguir esse pódio. Feliz por estar em Brasília, com a família e amigos. Amanhã é o grande dia, e está parecendo possível ser o Man of the Race da etapa”.
Rumo ao bi
Os 55 pontos marcados neste sábado fizeram Felipe Fraga saltar ainda mais na tabela do campeonato. O piloto da Eurofarma RC tem agora 842 no total, abrindo assim 120 de vantagem para Gaetano Di Mauro, que zerou na sprint.
Como amostra da grande temporada, Arthur Leist é o terceiro, com 651 tentos, nove à frente de Gabriel Casagrande, enquanto Nelsinho Piquet é o quinto, com 618, quatro a mais em relação a Enzo Elias. Thiago Camilo mantém o sétimo lugar, com 611, seguido por Guilherme Salas, que soma 602. Rafael Suzuki permanece em nono, com 555, e Julio Campos fecha o top-10 com 490.
GP BRB
A programação oficial válida pela 11ª e penúltima etapa da temporada de 2025 será concluída neste domingo. Em fim de semana que representará também o desfecho do campeonato da Stock Light e da consagração do futuro campeão, a BRB Stock Car volta à pista pela manhã, às 10h50, com o warm up, treino de aquecimento que antecede a corrida.
Com Nelsinho Piquet na pole position, a realização da prova principal e mais longa da rodada de Brasília está marcada para as 15h30. Depois desta corrida serão aplicados os descartes das cinco piores pontuações de cada piloto. Na sequência, todos os competidores com diferença menor que 137 pontos em relação ao líder do campeonato vão para a Super Final BRB, no fim de semana de 13 a 14 de dezembro, no Autódromo de Interlagos, na condição de finalistas e candidatos ao título da temporada de 2025.









