Entre sexta-feira (25) e domingo (27), o Departamento de Trânsito (Detran-DF), em parceria com a Polícia Militar, abordou cerca de 608 veículos durante operações de fiscalização em Samambaia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Recanto das Emas, Santa Maria e Plano Piloto.
Ao todo, foram cinco ações – três pela operação Integrada 5º Mandamento, uma pela operação Caiso (Comitê de Áreas Integradas de Segurança Pública) e outra específica voltada para motociclistas. As ações tiveram como foco o combate à embriaguez ao volante e a promoção da segurança no trânsito.
Durante as abordagens, foram aplicados testes de etilômetro em todos os condutores. Do total, 36 estavam dirigindo sob a influência de álcool. Além disso, foram identificados 14 condutores inabilitados, sete com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias, um dirigindo com a CNH suspensa ou cassada e outro com categoria de habilitação diferente da exigida.
As equipes também registraram 13 infrações por descarga livre, inoperante ou defeituosa; cinco por ausência ou ineficiência de equipamento obrigatório; três pelo uso de equipamento proibido, como estrobos; duas por alterações no sistema de iluminação; duas por sistema inoperante e 114 delitos diversos.
Destaques
Na sexta-feira, durante a operação 5º Mandamento, em Samambaia, um motorista se recusou a realizar o teste do bafômetro e, após ser informado da remoção do veículo, passou a agredir e ameaçar os agentes. O condutor tentou pegar uma faca dentro do carro, agrediu o guincheiro com um soco e atacou os policiais com socos, chutes e mordidas. Ele foi contido, encaminhado à 26ª Delegacia de Polícia e autuado por desacato, resistência e porte de arma branca.









