Atualizado em: 6 novembro, 2025
Oficinas, produtos típicos e delícias regionais celebram o sabor da cultura regional
Mais do que um espaço de exposição e negócios, o Salão do Artesanato convida o público a uma verdadeira viagem pelo Brasil dos sabores. Nesta edição, a gastronomia ganha um protagonismo especial, reunindo produtos e receitas que valorizam o fazer artesanal também à mesa.
Entre os estandes, é possível encontrar uma grande variedade de doces, geleias, compotas, licores, mel, cachaças e antepastos, resultado do trabalho de quem transforma ingredientes simples em experiências cheias de identidade e afeto. O visitante é recebido por aromas e texturas que revelam a força das tradições culinárias e o cuidado de cada produtor em preservar suas origens.
De Minas Gerais, chegam os produtos o Origem Minas, que trazem o sabor da terra e o talento de se extrair o melhor de cada iguaria. São licores de Congonhas, doces e compotas de Belo Horizonte, antepastos e geleias de Divinópolis, mel e própolis da Serra do Cipó, além das cachaças de Porto Firme, envelhecidas com o mesmo esmero que marca a tradição mineira.
Do Distrito Federal, o estande da Setur-DF apresenta ao público delícias como chocolates artesanais, bolo no pote, cachaças, geleias de frutas e produtos à base de mirtilo, entre versões in natura, secas e em compotas. Um convite irresistível para degustar e levar para casa o melhor da produção local.
A cargo do Senac-DF, as oficinas gastronômicas entregam uma imersão nos sabores e saberes regionais. Ministradas por chefs e cozinheiros populares, as aulas abordam temas como doces do Cerrado, pães e quitandas de raiz, peixe e farinha, panelas do Brasil e sabores de Goiás e Minas, revelando ingredientes, técnicas e histórias que fazem da cozinha um dos pilares da cultura popular.
“Em menor escala, o Salão do Artesanato sempre abriu espaço para as iguarias típicas, mas, nesta edição, quisemos reforçar a produção alimentícia artesanal como um verdadeiro patrimônio cultural e um valor identitário”, destaca Leda Simone Alves, diretora-executiva da Rome Eventos.
Com capacidade para atender ao grande público, há, ainda, o espaço gastronômico, oferecendo desde lanches rápidos até refeições completas — ou apenas aquele cafezinho indispensável. Uma celebração da criatividade, da tradição e das mãos que transformam alimento em cultura.
De 5 a 9 de novembro, o 20º Salão do Artesanato ocupa o Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília, reunindo mais de 300 expositores de todas as regiões do país. Com entrada gratuita, o evento oferece oficinas, shows, praça de alimentação, área infantil e estacionamento livre, em uma programação que celebra o talento e a inventividade dos artesãos brasileiros. o Salão do Artesanato é realizado pela Rome Eventos, com patrocínio da Caixa e Governo do Brasil, apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), Senac-DF e participação dos Sebrae-MG e Sebrae-DF
Serviço:
20º Salão do Artesanato
De 5 a 9 de novembro de 2025
Pavilhão do Parque da Cidade – Brasília (DF)
Quarta a sexta: 16h às 22h | Sábado e domingo: 11h às 22h
Entrada gratuita






