GDF conclui plano para vacinação contra Covid-19

Brasília, sexta-feira, 8 janeiro, 2021

A Secretaria de Saúde do DF acumula vasta experiência adquirida dos programas de imunização em larga escala.

A Secretaria de Saúde do DF concluiu o Plano Estratégico e Operacional de Vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal, elaborado pelas subsecretarias de Vigilância à Saúde (SVS) e Atenção Integral à Saúde (SAIS), seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Desta forma, o Governo do Distrito Federal se prepara para o início da vacinação, assim que as doses sejam disponibilizadas pelo Ministério.

O Plano estabelece fases da vacinação, seguindo prioridades de atendimento. Serão 169 salas de vacinação, sendo a maioria, 132, instaladas nas Unidades Básicas de Saúde. Os Centros de Referência de Imunobiológicos, Hospitais Regionais e hospitais militares também contarão com salas próprias para vacinação.

Em sua primeira fase, segundo o plano, serão vacinados os trabalhadores de saúde e a população idosa a partir dos 75 anos. Logo em seguida, pessoas com 60 anos ou mais que estejam em asilos ou instituições psiquiátricas. Pessoas de 60 a 74 anos serão vacinadas na segunda fase e, por fim, pessoas com comorbidades, ou sejam, portadores de diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica,doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, entre outras.

Participarão deste esforço de vacinação 1,5 mil profissionais, que atenderão nas sete Regiões de Saúde. Todas as salas estão preparadas para armazenar a vacina. O Ministério da Saúde anunciou a compra de 330 milhões de doses da vacina, que serão aplicadas em duas doses.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!