Governador e empresários debatem propostas econômicas em café da manhã

Brasília, quarta-feira, 1 junho, 2022

Governador e empresários debatem propostas econômicas em café da manhã

Durante o evento, o governador citou os resultados da última Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED-DF), que sinalizou queda no desemprego | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Fonte: Agência Brasília
Por: Ian Ferraz
Atualizado em: 1 junho, 2022

Encontro promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico tratou de desafios para o DF se fortalecer a curto, médio e longo prazos

O governador Ibaneis Rocha participou, nesta quarta-feira (1º), de um café da manhã com a diretoria e membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico do DF (Codese-DF). O encontro serviu para debater propostas econômicas voltadas ao Distrito Federal para os próximos anos.

“Esses encontros são importantes para criar condições favoráveis ao desenvolvimento econômico das nossas cidades”
Jesuíno Pereira, secretário de Desenvolvimento Econômico

O governador lembrou que, em 2018, ouviu da sociedade civil demandas que, na maior parte, têm sido contempladas ao longo deste mandato. “Isso demonstra que estamos em sintonia com a sociedade civil”, disse.

“Conseguimos descer da marca de 300 mil desempregados no DF, que era uma marca histórica daqui”, acrescentou. Ele citou a mais recente Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED-DF), que revelou a queda da taxa de desemprego de 19,6% para 15,9%, entre os meses de abril de 2021 e de 2022. O número não ficava abaixo de 16% desde janeiro de 2016.

O governador recebeu um diagnóstico da evolução do desenvolvimento do DF na última década e um benchmarking (processo de avaliação em que se considera o desempenho da concorrência) com planos estratégicos de longo prazo executados nas cidades de Canberra (Austrália), Ottawa (Canadá) e Washington (Estados Unidos) – três capitais planejadas e que não são centros econômicos em seus país, assim como Brasília.

Também foi apresentado o documento O DF que a gente quer – Visão 2022-2040, desenvolvido pelas câmaras técnicas do Codese-DF com a participação da população e que será apresentado em agosto deste ano aos candidatos ao Governo do Distrito Federal. A proposta é firmar compromisso de executar um plano de Estado.

“O DF que a gente quer é uma metrópole verde, integrada, criativa e próspera; assim nós teremos melhor qualidade de vida para toda a nossa população”, resume o presidente do Codese-DF, Leonardo Oliveira de Ávila. “Esses encontros são importantes para criar condições favoráveis ao desenvolvimento econômico das nossas cidades”, complementa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jesuíno Pereira.

Criado em 2017, o Codese-DF tem como objetivo participar do planejamento econômico sustentável de Brasília e Entorno. Empresários, acadêmicos, técnicos e membros da comunidade compõem o conselho.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!