Atualizado em: 9 maio, 2025
Neste sábado, 10 de maio, estudantes da Estrutural e de Ceilândia participarão de um dia inteiro de atividades culturais, educativas e criativas, com foco em protagonismo juvenil e valorização das periferias, dentro do projeto Casa de Criatividade e Inovação, realizado pelo Instituto IECAP
A programação acontece das 8h às 16h e inclui oficinas, rodas de conversa, produção artística e integração com empreendedores sociais e investidores culturais. O encontro começa com recepção e acolhida, entrega de kits, crachás e lanche. Às 9h, a abertura oficial contará com a execução do Hino Nacional pelo ex-aluno Cauã Lucas e fala da presidente do Iecap, Renata Oliveira e o artista Daniel Toys, responsável pelo primeiro ciclo de oficinas que se encerra neste sábado.
Na sequência, o comunicador digital Werveton Beserra (Brasília Indica) conduz uma roda de conversa sobre cultura e redes sociais. A programação segue com a arte-educadora Justine Agatha, responsável por uma oficina de hip-hop ao lado da Cia Versão Brasileira. À tarde, o empreendedor social Eduardo Prado apresenta uma conversa sobre criação de oportunidades e protagonismo. Durante essa etapa, investidores sociais poderão adquirir obras produzidas pelos próprios estudantes, em uma ação concreta de valorização simbólica e financeira dos jovens artistas.
Das 9h30 às 17h, acontece a confecção coletiva de um grande mural com os artistas urbanos Daniel Toys e Rafael, com grupos de cinco estudantes das duas regiões participantes. Ao final do dia, haverá solenidade de entrega de certificados, concluindo as atividades.
A iniciativa é voltada para estudantes com idades entre 14 e 18 anos, e propõe um espaço de escuta, expressão e transformação por meio da arte e da convivência. A proposta reforça a potência da juventude periférica como agente de mudança e produção cultural no Distrito Federal.
O Projeto
Em sua primeira edição, realizada em 2019, o Casa de Criatividade e Inovação impactou 300 jovens em oficinas de doces, grafite, vídeo de bolso e papel machê, além de workshops, bate-papo e intercâmbio com empreendedores, blogueiros e agentes renomados da cultura, dentre eles o designer estilista Ronaldo Fraga. Soma-se às realizações do projeto a criação do Coletivo Mistura Criativa, idealizado para proporcionar aos jovens a experiência do empreendedorismo social e da economia criativa por meio da venda de peças artesanais produzidas durante o projeto – cachepôs de papel machê, camisetas, caixas, bandejas de azulejos grafitados em homenagem a Athos Bulcão e doces artesanais.
Instituto IECAP
O Instituto de Educação, Esportes, Cultura e Artes Populares atua há mais de 24 anos na execução de projetos sociais e contribuição para políticas públicas, alcançando mais de 200 mil vidas impactadas em diversas regiões pelo Brasil. Sob a direção de Renata Oliveira, presidente e executiva social, a missão do IECAP é promover ações de educação, empreendedorismo, cultura e inovação que proporcionem uma melhor e maior inclusão social de comunidades que enfrentam situação de vulnerabilidade.
0
Comente esta notícia!