Japan House São Paulo realiza palestra “DŌ – Diálogo entre gerações” com a família Machida, no MAB, no dia 28 de março

Brasília, quarta-feira, 27 março, 2024

Crédito: Gilberto Evangelista.


Atualizado em: 27 março, 2024

No próximo dia 28 de março (quinta-feira), às 19h30, a Japan House São Paulo e a Embaixada do Japão no Brasil promovem no Museu de Arte de Brasília (MAB), a palestra “DŌ – Diálogo entre
gerações” com a participação de dois membros da família Machida, referência do Karatê no Brasil: Yoshizo e o filho, Kenzô Machida.

O evento faz parte da programação paralela da exposição “DŌ: a caminho da virtude”, que fica em cartaz no MAB até o dia 28 de abril. Apresentada pela JHSP e pela Embaixada, a mostra desvenda a história, técnica e filosofia de algumas artes marciais japonesas como um importante pilar da sabedoria nipônica.

Com participação aberta e gratuita, o evento promoverá o encontro de duas gerações de praticantes de artes marciais por meio de bate papo com o público. Na ocasião, Yoshizo e Kenzô Machida contarão suas histórias e experiências relacionadas as artes marciais, incluindo como esta prática influenciou suas vidas profissionais e pessoais. O encontro reforça, ainda, a importância desses
esportes como uma ligação entre as relações entre Brasil e Japão.

Yoshizo foi um dos precursores da popularização dessa arte marcial no Brasil e, em especial, na região norte e nordeste. Filho de japonês, naturalizado brasileiro, ele desembarcou no Pará e, posteriormente, mudou-se para Salvador, onde na década de 70 fundou sua própria academia.

Yoshizo teve três filhos, entre eles Lyoto Machida, lutador de MMA e carateca com fama
internacional. Kenzô, o mais novo, que estará presente junto com o pai na palestra, formou-se em jornalismo e relações públicas e tem uma carreira promissora no telejornalismo com passagem por diversas emissoras de TV, mas o Karatê nunca deixou de fazer parte da sua formação e o levando a alcançar a faixa marrom como lutador.

1a Exposicao da Japan House em Brasilia

Promovida pela Japan House São Paulo em correalização com a Embaixada do Japão no Brasil e apoio do Distrito Federal e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a mostra “DŌ: a caminho da virtude”, que já passou por São Paulo, Buenos Aires (Argentina), Cidade do México (México) e Lima (Peru), fica aberta à visitação no MAB até o dia 28 de abril. A exposição apresenta fotos, pictogramas, vídeos e demonstrações práticas de lutas marciais aos sábados e domingos.

Serviço
Palestra DŌ – Diálogo entre gerações – Japan House São Paulo
Data: Quinta-feira – 28/03, das 19h30 até 21h
Local – MAB – Museu de Arte de Brasília
SHTN Trecho 1, projeto Orla Polo 03, Lote 05
Entrada gratuita