Lago Corumbá IV sedia 1ª Etapa do Campeonato Brasiliense de Canoagem, neste fim de semana, 28 e 29 de agosto

Brasília, sexta-feira, 27 agosto, 2021

Lago Corumbá IV sedia 1ª Etapa do Campeonato Brasiliense de Canoagem, neste fim de semana, 28 e 29 de agosto

Foto: Paulo Salomão é um dos mais experientes atletas da canoagem de Brasília. Crédito: Divulgação.


Atualizado em: 27 agosto, 2021

Evento, que também serve de preparação para os atletas que irão participar do campeonato brasileiro e do mundial, é organizado pela Federação Brasiliense de Canoagem. A saída da prova será do Escarpas Eco Parque, em Abadiânia

A Federação Brasiliense de Canoagem (Febracan) está de olho no potencial do Lago Corumbá IV para a prática de esportes náuticos. A entidade do Distrito Federal firmou uma parceria com o Escarpas Eco Parque, localizado às margens do lago, no município goiano de Abadiânia, para a realização neste fim de semana, 28 e 29 de agosto, da 1ª Etapa do Campeonato Brasiliense de Canoagem, que também serve de preparação para os atletas que irão participar do campeonato brasileiro, que será realizado em outubro em Brasília, e do mundial.

O evento deste sábado e domingo contará com a participação de cerca de 50 atletas e paratletas, em diversas categorias amadoras e profissionais. O campeão mundial de paracanoagem maratona, Luciano Pereira Lima é um dos nomes confirmados. No total, serão 24 paratletas, a maior equipe do Brasil. Também participará da disputa o tricampeão brasileiro de canoagem maratona e tricampeão brasileiro master de canoagem maratona, Paulo Salomão, que já participou de quatro mundiais entre as categorias oceânica, maratona e velocidade. Ele é o atual presidente da Febracan, que integra o Comitê Organizador da organização da competição.

No fim de semana, o Lago Corumbá IV receberá embarcações surfski, que são oceânicas, e paraolímpicas – as paracanoes . E o presidente da Febracan adianta que a entidade já tem interesse em realizar outras competições na região, aproveitando a proximidade com Brasília e as facilidades de acesso e deslocamento.

“Há um grande potencial no lago. Acredito que, além das embarcações paraolímpicas e oceânicas, vamos poder realizar provas de velocidade no futuro. Estamos muito interessados em explorar tudo o que o Corumbá IV pode nos oferecer”, frisa o presidente da Febracan.

Além de atleta e das atribuições à frente da Febracan, Paulo Salomão atua como técnico e é um dos responsáveis por um projeto social de paracanoagem em Brasília, que culminou na formação de uma equipe de oito esportistas, que participam de competições no Brasil e no mundo.

Marina de Torben Grael

O potencial do Lago Corumbá IV e do Escarpas Eco Parque para os esportes náuticos ficará ainda mais evidente com a implantação de uma marina guarda-barcos com estrutura de ponta. A marina será construída pela empresa Intermarinas, que tem como um dos sócios o bicampeão olímpico Torben Grael, e vai oferecer uma gama completa de serviços para embarcações. Segundo Torben, Goiás tem condições favoráveis para participar do desenvolvimento dos esportes náuticos no interior do Brasil.

Para o empreendedor Leandro Daher, sócio-diretor da Tropical Urbanismo, o Escarpas Eco Parque tem todas as características necessárias para atrair competições e atletas de toda a região, e a realização de eventos como estes vai trazer um grande retorno ao município de Abadiânia e ao Lago Corumbá IV, em termos de turismo e movimentação da economia local.

“O Escarpas vai manter a preservação da natureza exuberante do Lago Corumbá IV e foi pensado para respeitar o meio ambiente em primeiro lugar. Além disso, a vocação para o esporte, ecologia e aventura vai atrair esse público que gosta de estar em sintonia com a natureza. Temos todas as condições para transformar a região em um grande polo para a prática de esportes ligados à natureza”, disse Leandro.

O Escarpas possui lotes de 500 m² a 2.500m², que devem ter uma área mínima construída de 100 m². A proposta do Escarpas é reunir ecoaventura, clube, marina e condomínio ecológico em um só lugar. Localizado às margens do lago Corumbá IV, a 105 km de Goiânia, 130 km de Brasília e 60 km de Anápolis, o empreendimento da Tropical Urbanismo, Grupo Ferroeste e Ever Soluções Urbanas teve sucesso absoluto de vendas nas duas primeiras etapas, com 380 lotes já comercializados, e está agora na terceira e última etapa, com 90 unidades. A previsão é de que as obras do complexo sejam totalmente concluídas até o final de 2023.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!