A região entre a QL 2 e a QI 1 do Setor de Habitações Individuais Sul (SHIS), no Lago Sul, passará por uma requalificação urbana com foco em oferecer mais acessibilidade, conforto para os pedestres e a reorganização dos espaços públicos. A área de 28.005,92 m² ganhará calçadas acessíveis, o plantio de árvores para sombreamento, uma nova praça e a readequação de dois estacionamentos próximos, com o objetivo de melhorar a circulação de pessoas e veículos.
As novidades estão previstas no Projeto de Sistema Viário (SIV) n° 149/2022, aprovado pela Portaria n° 109, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de terça-feira (2).
A proposta prevê que a requalificação se estenda a partir da QI 1, lote 1, passando pela antiga sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), reorganizando os estacionamentos e áreas públicas que cercam o lote B da QI 1 e a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, reformando a calçada até as paradas de ônibus na via principal.
Ao todo, serão construídos 3.194,69 m² de calçada de concreto, que ligarão o entorno imediato dos lotes aos pontos de ônibus. Áreas com desníveis e travessias de pedestres serão conectadas por rampas, facilitando o trânsito de idosos, cadeirantes, carrinhos de bebê e de compras.
Quanto aos estacionamentos da antiga sede do CNPq e da paróquia, a ideia é criar uma conexão de pedestres entre eles, facilitando a circulação e o acesso. A intervenção busca integrar os estacionamentos com uma calçada acessível contínua, permitindo um percurso integrado pela região.
Com as medidas, os dois estacionamentos serão reorganizados, com o fluxo de entrada e saída em sentido único, pelas vias próximas à paróquia. Dessa forma, serão oferecidas, no total, 410 vagas regulares de estacionamento público, incluindo para pessoas com deficiência (PcD), idosos, motocicletas, bicicletas, ônibus e viaturas do Corpo de Bombeiros. Além disso, novos canteiros serão criados com o objetivo de sombreamento das vagas.