Na Semana do Meio Ambiente, Governo assume compromisso de conter poluição e investir na na preservação ambiental

Brasília, segunda-feira, 6 junho, 2022

Na Semana do Meio Ambiente, Governo assume compromisso de conter poluição e investir na na preservação ambiental

As comemorações da Semana do Meio Ambiente no Distrito Federal são voltadas para educação ambiental, combate aos incêndios florestais e compromissos de redução de gases do efeito estufa. Cédito: Divulgação. - Brasília Ambiental

Fonte: ASCOM RAXVI

Atualizado em: 6 junho, 2022

A comemoração da Semana do Meio Ambiente no Distrito começa com o compromisso do Governo do Distrito Federal com a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa (GEE), além de várias outras iniciativas no sentido de preservar o meio ambiente e incentivar as ações de restauração em áreas degradadas.

O decreto do Governo resgata o compromisso no âmbito do Acordo de Paris (2016), que tem como principal objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa para limitar o aumento da temperatura global. A Contribuição Distritalmente Determinada (CDD) prevê redução em 20% até o ano de 2025 e 37,4% até 2030, ambas em relação ao ano de referência (2013).

O Governo se compromete a adotar medidas quinquenais de redução de gases de efeito estufa (GEE), a partir de 2030. O objetivo é zerar emissões líquidas ao longo da segunda metade do século.

A redução de emissões será orientada por planos setoriais, baseados em transição tecnológica, a serem desenvolvidos de forma articulada com as demais secretarias. A institucionalização das metas climáticas pelo decreto deve facilitar o acesso ao financiamento de medidas de mitigação e adaptação.

Durante as comemorações, estão previstas atividades de educação ambiental, exposições, workshops, palestras e oficinas, que ocorrerão em diversas administrações regionais e áreas de preservação ambiental.

Responsável pela implantação do programa Reciclotech, Secretaria da Ciência e Tecnologia (Secti) terá como destaque a exposição Brasília Tech-Ambiental, na Câmara Legislativa e na Rodoviária do Plano Piloto, que conta com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), SLU e Zero Impacto.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no sábado (5), foi instituído pelas Nações Unidas em 1972 e tem como tema deste ano “Uma só Terra”, destacando a necessidade de viver de forma sustentável em harmonia com a natureza e promovendo transformações a partir de políticas públicas e de escolhas.

Confira a programação da Semana do Meio Ambiente.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!