Nova passarela instalada na Quadra 1 do Park Way

Brasília, terça-feira, 11 maio, 2021

Nova passarela instalada na Quadra 1 do Park Way

Recém-instalados, obstáculos para carros deixam clara a função da passarela: é para pedestres, exclusivamente | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Fonte: AGÊNCIA BRASÍLIA
Por: RAFAEL SECUNHO Edição: CHICO NETO
Atualizado em: 11 maio, 2021

Governo reforma estrutura metálica que estava deteriorada e colocava em risco a segurança centenas de pedestres

A passarela da Quadra 1 do Park Way já está pronta e segura para atender a comunidade. A passagem foi toda recuperada por meio de um trabalho conjunto da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e da administração da cidade, com apoio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

A estrutura de 16 metros de extensão havia sido interditada pela Defesa Civil por apresentar risco de queda. O local, por onde passam cerca de 200 pessoas diariamente, liga o Setor de Chácaras da Quadra 1 ao Guará. Agora, está tudo novinho, pintado de amarelo e mais seguro para os moradores.

Segundo a comerciante Dayse Fabris, 50 anos, a passarela é o único acesso usado pelos moradores. Após a reforma, garante ela, todos se sentem mais tranquilos. “Passam pela ponte crianças pequenas que vão andando para escolas, trabalhadores e chacareiros. Estava tudo muito enferrujado; que bom que nos ajudaram aqui!”, valoriza.

O administrador do Park Way, Maurício Tomaz, destaca que o problema foi detectado durante vistorias feitas por sua equipe. “O setor ali tem mais de 30 residências, e temos de garantir o direito de ir e vir desses moradores”, explica.

Forças somadas

As treliças metálicas que compõem a lateral da passarela foram doadas pelo DER. A Novacap executou as reformas necessárias das estruturas, assim como a pintura. A administração regional, por sua vez, contribuiu com mão de obra para reforçar as equipes. Em um mês, a passagem foi restaurada.

Construída para o trânsito de pedestres, a passarela era usada eventualmente por veículos, o que também comprometeu sua estrutura. “Colocamos um obstáculo para impedir a passagem de carros, pois não é essa a finalidade. Fizemos laterais mais altas, reforçamos o piso e a devolvemos em ótimas condições”, explica o técnico Aires Soares, da Diretoria de Urbanização da Novacap.

A exemplo dessa travessia no Park Way, a Novacap trabalhou recentemente em duas passarelas no Sol Nascente/Pôr do Sol. Uma fica na Chácara 126, sobre o Córrego do Meio; a outra, na Chácara 94, é utilizada frequentemente pelos moradores dos trechos 1 e 2. Ambas foram erguidas.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!