A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) passa a contar, a partir desta semana, com seis novos caminhões do tipo truck, equipados com caçamba térmica e kit completo de manutenção de pavimento. A apresentação dos veículos aconteceu na Regional da Novacap em Ceilândia nessa sexta-feira (12), com a presença do presidente da companhia, Fernando Leite; do diretor de Cidades (Novacap), Raimundo Silva; do presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), Fauzi Nacfur Junior; do administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende de Almeida; e de representantes do Governo do Distrito Federal (GDF).
O investimento representa um avanço importante no serviço de manutenção asfáltica, que atenderá todas as 35 regiões administrativas do Distrito Federal, conforme as solicitações encaminhadas e previamente vistoriadas. A tecnologia já foi adotada em outros estados e será a primeira vez que o DF utiliza caminhões com caçamba térmica.
Atualmente, a massa asfáltica sai da usina a cerca de 170 ºC e perde temperatura no trajeto, o que reduz a qualidade da compactação e a durabilidade do reparo. Com a nova aquisição, a massa permanecerá aquecida durante todo o dia, evitando desperdícios e garantindo melhor aderência, principalmente no período chuvoso, quando a infiltração de água acelera o surgimento de buracos.
Os caminhões contam com bica dirigível para distribuição precisa da massa, serra de corte para preparação do pavimento e placa vibratória para compactação, além de recipientes próprios para água e emulsão. O conjunto inclui também compartimentos para ferramentas e acessórios. Dessa forma, todo o processo de recomposição será executado com o mesmo veículo, sem necessidade de equipamentos extras, otimizando o tempo das equipes.
Com a massa mantida aquecida, as equipes poderão trabalhar nos dois turnos. Antes, a operação se concentrava apenas no período da manhã, porque a massa esfriava rapidamente ao longo do dia. Agora, será possível carregar o caminhão pela manhã, executar os serviços, retornar à usina às 13h para novo carregamento e continuar os trabalhos com regularidade, inclusive em regiões mais distantes, como Planaltina. Isso amplia a produtividade e reduz o tempo de resposta às demandas.
“A adoção dos caminhões com caçamba térmica transforma a eficiência do tapa-buraco. Antes, o basculante trazia limitações de deslocamento e consequentemente perda de temperatura da massa. Agora, com todo o equipamento integrado, garantimos continuidade na operação, maior precisão e respostas mais rápidas às demandas da população”, afirmou Walquiria Marra, chefe do Departamento de Regionais da Novacap.






