Novo episódio de podcast da Defensoria Pública dá início à campanha do Setembro Amarelo
Brasília,
quarta-feira, 3 setembro, 2025
Psicólogas Larissa Pedroza e Cristina Mollica receberam psiquiatra Carlos Guilherme da Silva Figueiredo | Foto: Divulgação/DPDF
Com: informações da Defensoria Pública do Distrito Federal Fonte: Agência Brasília
Atualizado em: 3 setembro, 2025
No primeiro podcast especial, as psicólogas Larissa Pedroza e Cristina Mollica, da Diretoria de Qualidade de Vida, recebem o psiquiatra Carlos Guilherme da Silva Figueiredo no “Fala Aí, DPDF”
O novo episódio do Fala Aí, DPDF deu início à campanha de conscientização do Setembro Amarelo. Durante o mês, o podcast da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) trará conversas especiais, que abordarão temas de saúde mental, além de discutir tópicos relacionados ao assunto como prevenção ao suicídio, acolhimento e os caminhos para que as pessoas com quadros de ansiedade e depressão possam buscar ajuda.
Psicólogas Larissa Pedroza e Cristina Mollica receberam psiquiatra Carlos Guilherme da Silva Figueiredo | Foto: Divulgação/DPDF
No primeiro podcast especial, as psicólogas Larissa Pedroza e Cristina Mollica, da Diretoria de Qualidade de Vida (Diquav), receberam o psiquiatra Carlos Guilherme da Silva Figueiredo, médico da Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho da Secretaria de Estado de Economia do DF (Seec-DF). Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, graças ao podcast, as ideias da campanha do Setembro Amarelo terão maior alcance e resultados melhores para apoiar as pessoas em situação de vulnerabilidade. “O Fala Aí, DPDF mostrará ao assistido que esteja passando por um momento delicado onde é que ele poderá ter auxílio e ser ouvido sobre suas dores, além de receber a ajuda profissional necessária”, explica.
A diretora de Qualidade de Vida no Trabalho da DPDF, Larissa Pedroza, conta que teve uma ótima experiência ao participar do podcast e fala da importância das pessoas que estão em situação de fragilidade emocional procurarem apoio especializado e não terem medo de expor seus sentimentos. “Falar sobre o assunto é um sinal de coragem! É a atitude necessária para combater o estigma e a invisibilidade de um problema de saúde pública”, descreve.
O médico da Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho da Secretaria de Economia (Seec-DF), o psiquiatra Carlos Guilherme da Silva Figueiredo, diz que o Setembro Amarelo se tornou uma das maiores campanhas antitabus do mundo, e que combater os preconceitos a respeito do tema é tão importante quanto falar do combate e da prevenção ao suicídio. “Existe aquela máxima de que “se alguém fala que vai se matar é porque não vai fazer isso” não corresponde a realidade, porque a pessoa que disse algo assim procurou por ajuda antes de cometer o ato”, conta.O Fala Aí, DPDF oferece entrevistas com Defensores Públicos, servidores e outros convidados e tem como objetivo fortalecer o vínculo entre a comunidade e a instituição, trazendo uma linguagem acessível e informação de qualidade a todos os cantos, dando voz e vez ao cidadão. O bate-papo serve de consulta para quem começa a trajetória na instituição e para profissionais que atuam na assistência jurídica. As conversas são realizadas semanalmente e podem ser ouvidas no Spotify.