Podas programadas e com orientação técnica garantem arborização em todo Distrito Federal

Brasília, quarta-feira, 4 maio, 2022

Podas programadas e com orientação técnica garantem arborização em todo Distrito Federal

A atividade de poda é de responsabilidade da Novacap, mas em caráter emergencial pode ser feita pelo Corpo de Bombeiros. Foto: divulgação.

Fonte: ASCOM RAXVI

Atualizado em: 4 maio, 2022

Só no Plano Piloto, em Brasília, os moradores convivem com cerca de 1,5 milhão de árvores, segundo levantamento da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). São mais de 100espécies diferentes de árvores, em sua maioria nativas da região do cerrado brasileiro.

A arborização da cidade, que tem o Lago Sul como expressão de respeito e preservação das riquezas naturais, tem muitos benefícios, mas também alguns problemas de manutenção, muitos deles corrigidos com as podas. A retirada de galhos mortos tem o objetivo de reduzir riscos, aumentar a penetração de luz e liberar a passagem de pedestres nas vias, além de evitar transtornos com a queda de árvores ou galhos.

Desde a publicação do Decreto nº 39.469/2018, a manutenção da arborização do DF é de responsabilidade da Novacap, que faz as podas a partir de um contrato com cinco empresas selecionadas por meio de pregão eletrônico.

Ao todo, são 40 equipes, compostas por operadores de motosserra e motopoda, auxiliares de limpeza, técnico agrícola, engenheiros e encarregado de equipe, totalizando mais de 500funcionários. Eles atuam em ações feitas nas 33 regiões administrativas subdivididas em dez áreas.

Podas programadas e com orientação técnica garantem arborização em todo Distrito Federal A atividade de poda é de responsabilidade da Novacap, mas em caráter emergencial pode ser feita pelo Corpo de Bombeiros.

O serviço funciona tanto para atender demandas da população feitas pela Ouvidoria (por meio do telefone 162) e das administrações regionais, quanto a partir das próprias vistorias preventivas da Novacap.

A avaliação consiste na análise da saúde da árvore, conferindo se há situações como rachaduras no tronco e fungo na base, e também nos riscos para a comunidade, como a queda de galhos. Em 2021, a Novacap realizou 103 mil intervenções desse tipo, e 10 mil árvores que ofereciam risco à população foram erradicadas.

Os serviços de poda realizados pela Administração do Lago Sul são orientados pelos engenheiros florestais da Novacap. A Administração orienta a população a não plantar em área pública. O plantio e a manutenção da arborização devem ser feitos apenas pela Novacap. Também é importante frisar que a população não é autorizada a fazer poda nem a contratar empresas terceirizadas para o serviço em área verde pública, já que tais ações dependem de orientação técnica especializada. Nem a Novacap, nem a Administração do Lago Sul fazem o recolhimento de poda, galhadas e resíduos de jardinagem que não tenham sido realizados por ambas.

Além das ações executadas pela Novacap, o corte ou a erradicação da árvore podem ser feito sem situações emergenciais pelo Corpo de Bombeiros ou ainda pela Neoenergia, nos casos em que a vegetação coloca em risco o fornecimento de energia.


Boa parte da poda é reciclada e se transforma em adubo natural, que retorna aos canteiros e jardins do Distrito Federal. Foto: Divulgação.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!