Com: informações da Novacap
Fonte: Agência Brasília
Atualizado em: 2 outubro, 2025
Volume de obras executadas corresponde a cerca de mais de 12 campos de futebol
Entre janeiro e julho deste ano, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) executou 90 mil m² de serviços de pavimentação e recuperação asfáltica em diversas regiões do Distrito Federal. O volume de obras corresponde a mais de 12 campos de futebol, quase o dobro dos 58 mil m² de serviços realizados no mesmo período de 2024.
O trabalho feito pela Novacap englobou dois tipos de intervenções. A pavimentação asfáltica, aplicada em vias e estacionamentos novos, que envolve serviços de projeto topográfico, limpeza, terraplenagem, regularização do subleito, execução de sub-base e base, imprimação e aplicação da capa asfáltica. Já a recuperação asfáltica, realizada quando o pavimento apresenta deterioração, exigindo a retirada do material antigo, com fresagem e demolição das camadas inferiores, antes da recomposição completa.

As obras asfálticas levam conforto e segurança a pedestres, motoristas e ciclistas | Foto: Divulgação/Novacap
Atualmente, 14 equipes estão envolvidas nos serviços, sendo dez dedicadas à terraplenagem e quatro voltadas a operação das acabadoras. As obras já alcançaram cidades como Santa Maria, Ceilândia, São Sebastião, Candangolândia, Sobradinho, Taguatinga, Sol Nascente, Arniqueira, Guará, Vicente Pires, Sudoeste, Gama, entre outras.
Além do volume expressivo de obras, o impacto para a população é positivo. As iniciativas levam a mais fluidez no trânsito, redução de riscos de acidentes e aumento da durabilidade das vias, garantindo mais segurança e conforto para motoristas, ciclistas e pedestres.
“É uma preocupação da Novacap levar melhorias de forma cotidiana para todas as cidades do DF. Garantir um asfalto de boa qualidade e duradouro melhora o tráfego e traz mais segurança para todos”, destaca o presidente da Novacap, Fernando Leite.