Projeto de reforma das Quadras 1 e 2 do Setor Comercial Sul é aprovado

Brasília, sexta-feira, 7 novembro, 2025

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Com: informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do DF
Fonte: Agência Brasília

Atualizado em: 7 novembro, 2025

Foco é a acessibilidade e circulação dos pedestres, a criação de áreas de convívio e a reorganização dos estacionamentos

O projeto de requalificação das Quadras 1 e 2 do Setor Comercial Sul (SCS) foi aprovado pela Portaria n° 138, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (6). Com essa etapa, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) encerra a série de projetos para requalificar a região.

A proposta prevê a criação de duas novas praças localizadas na Quadra 1, entre os edifícios dos blocos B, C e D, onde serão instalados bancos, áreas sombreadas, além de jardins e iluminação pública. O objetivo é que se tornem áreas de convívio com prioridade ao bem-estar do pedestre.

As novas áreas serão de convívio, com prioridade ao bem-estar do pedestre | Fotos: Divulgação/Seduh-DF

Outra boa notícia para o pedestre é que a calçada da rota acessível que liga a Quadra 1 à Quadra 2 será reformada. A ideia é garantir maior acessibilidade por meio da padronização e melhoria na pavimentação de calçadas, com a criação de rampas acessíveis e instalação e troca de pisos táteis.

O projeto propõe também a criação de um passeio compartilhado que conecta os projetos de ciclovias existentes. Em relação aos estacionamentos, está prevista uma nova demarcação de vagas, incluindo espaços para carros, motos, pessoas com deficiência (PcD), idosos e instalação de 64 paraciclos. A iniciativa prevê, ainda, a recuperação estrutural das passarelas existentes na quadra nos trechos que forem necessários.

 

No que diz respeito aos quiosques, alguns deles vão ser remanejados e regularizados de acordo com o plano de ocupação previsto no projeto e as áreas ocupadas de forma irregular vão ser desobstruídas para ampliar a circulação dos pedestres.

“O projeto procura reduzir o impacto negativo das ocupações irregulares nos espaços públicos das quadras do Setor Comercial Sul” Clécio Rezende, diretor de Espaços Públicos e Qualificação Urbana

“O projeto procura reduzir o impacto negativo das ocupações irregulares nos espaços públicos das quadras do Setor Comercial Sul, como a ocupação inadequada, principalmente de veículos, além de algumas ocupações irregulares de quiosques ou áreas públicas invadidas pelo comércio local no intuito de garantir maior acessibilidade para os frequentadores do setor”, informou o diretor de Espaços Públicos e Qualificação Urbana da Seduh, Clécio Rezende.

Próximos passos

O projeto segue agora para a Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF) para verificação da necessidade de projetos complementares de engenharia e também de orçamento e licitação.