Quem passa pela Estrada Parque Península Norte (DF-009) já nota a diferença com as obras de pavimentação promovidas pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Desde meados de agosto, os trabalhos comandados pela Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) foram retomados em ritmo intenso e abrangem todo o trecho.
Com investimento de R$ 5,2 milhões, já incluindo os aditivos contratuais, a obra tem 8,5 km de extensão, divididos em dois trechos, e gera cerca de 80 empregos diretos e indiretos. A via liga o Eixo Rodoviário Norte (BR-450) ao Lago Norte e recebe, diariamente, aproximadamente, 30 mil motoristas.
Segundo o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, a DF-009 é uma via fundamental para a mobilidade do Lago Norte que já sofria, havia anos, com um pavimento excessivamente remendado, que gerava trepidações e desconforto para quem passava por ali todos os dias. “A recuperação completa desse asfalto era mais do que necessária”, aponta. “Estamos avançando bem nos serviços, e, ao final, a população terá uma pista totalmente renovada, mais segura, mais confortável e à altura da importância que essa região tem para o Distrito Federal”.
A intervenção no Lago Norte compreende dois contratos distintos, que abrangem o trecho entre as quadras 3 e 4, de cada lado, até a quadra 13/14. O processo começa com a fresagem do asfalto deteriorado. Os trechos em pior condição foram previamente catalogados e o material removido será reaproveitado por meio de reciclagem. Após a fresagem, foi aplicada uma nova capa de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), para cobrir as duas faixas de rolamento e também a ciclofaixa de todo o trecho.
O engenheiro da SODF responsável pela obra, Luiz Antonio Mundim, enfatiza que essa via atende não só a comunidade local, mas também a motoristas que seguem em direção ao Varjão e às MLs. “É uma pista de grande fluxo, com trânsito constante, então é fundamental garantir boas condições de rolamento para conforto e segurança dos motoristas”, pondera. “Uma pista nova reduz bastante o risco de acidentes, já que evita desvios e frenagens bruscas por causa de buracos”.
A empresa responsável pelo serviço é a AG+. A obra inclui fresagem, recomposição, recapeamento e sinalização horizontal, com pintura de faixas e zebrados. Nos segmentos 10 e 11, a ciclofaixa está 100% concluída e totaliza 11.100 metros quadrados. No segmento 10, foram pavimentados 8.540 metros na faixa 2 e 1,2 mil metros na faixa 1, além da aplicação de 3 mil metros quadrados de microrrevestimento, o que garante mais segurança e qualidade à região.
Impacto






