Rumo à formação acadêmica: bolsas do governo e de universidades permitem realizar o sonho da graduação

Brasília, terça-feira, 2 setembro, 2025

Créditos: Wavebreakmedia/iStock


Atualizado em: 2 setembro, 2025

Fies, Prouni e bolsas oferecidas pelas próprias faculdades são alguns dos caminhos

O sonho de frequentar o curso desejado em uma universidade pode parecer inacessível, principalmente por razões financeiras. Às vezes, o curso pretendido é muito concorrido nas universidades públicas, e as particulares acabam envolvendo mensalidades muito caras.

 

Felizmente, há oportunidades de diversas bolsas que cobrem parcial ou integralmente os custos de uma faculdade particular e permitem obter um diploma na área desejada. Com uma graduação completa, aumentam as chances no mercado de trabalho e surge também a possibilidade de construir uma carreira acadêmica.

 

Para conseguir ingressar com uma bolsa na universidade, é preciso estar atento a algumas oportunidades.

 

Prouni

 

Este programa do governo federal disponibiliza bolsas de estudos para diversas universidades particulares do país, diante do cumprimento de alguns requisitos. Um deles é que o estudante tenha começado e finalizado o ensino médio em escola pública, não tenha curso superior e esteja em uma faixa de renda que alcance até três salários mínimos.

 

Outro requisito é ter média igual ou superior a 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação.

 

Podem participar também, dentro destes requisitos, estudantes portadores de necessidades especiais graves; estudantes que cursaram ensino médio na rede privada como bolsistas integrais ou parte como bolsistas na rede privada e parte na rede pública; professores da rede pública de ensino que deem aula na educação básica e façam parte do quadro definitivo da escola em que trabalham, desde que concorrendo apenas a cursos de licenciatura.

 

Para se inscrever, é preciso preencher informações solicitadas no site do Ministério da Educação (MEC) e verificar as chamadas divulgadas no site do Prouni e das faculdades escolhidas, para ver se houve aprovação.

 

Se o candidato for selecionado, deve comparecer, em data divulgada no edital, na instituição que o aceitou com documentos comprobatórios de renda, escolaridade, dados pessoais e de inscrição no Enem e no Prouni.

 

Fies

 

Este programa do governo federal passou por reformulações e agora se chama Novo Fies. O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) conta com duas modalidades: uma destinada a estudantes com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, e outra para estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos por pessoa.

 

O programa paga as mensalidades para estudantes que não têm condições de arcar com o valor integral. As pessoas com rendimentos menores só começam a pagar depois de formadas, com taxa zero de juros e até 14 anos para quitar a dívida.

 

Já os estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos por pessoa começam a pagar pouco antes de se formar, incluindo taxas de juros, que dependem do valor exato dos ganhos financeiros da família e da taxa do banco que fez o financiamento.

 

Para concorrer ao financiamento do Fies, é preciso ter realizado o Enem a partir de 2010, ter média mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação. Além disso, é necessário estar matriculado em um curso de graduação presencial em uma instituição cadastrada no programa, ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente.

 

Para se inscrever, o estudante deve preencher um cadastro no site do Fies e aguardar a divulgação das vagas disponíveis. Caso o candidato seja selecionado, deve apresentar a documentação exigida em edital na instituição que o aceitou.

 

Bolsa das universidades

 

As regras para que universidades particulares ofereçam bolsas são muito variadas. Podem exigir critérios como nota no vestibular e participação em olimpíadas e outras competições estudantis intelectuais ou esportivas. Também muda muito o tempo em que são oferecidas as bolsas e a cobertura, sendo parcial ou integral.

As modalidades de bolsa de universidade e os locais que as oferecem podem ser monitorados nos sites das próprias instituições desejadas ou em sites específicos para acompanhar o surgimento de vagas para bolsa.