Safras do Cerrado coloca negócios, pessoas e território no centro da conversa

Brasília, quarta-feira, 28 outubro, 2026

Fonte: Solos Comunicação

Atualizado em: 28 outubro, 2026

Se a cozinha mostra o resultado, os talks do Safras revelam tudo o que acontece antes de o prato chegar à mesa

Nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro de 2026, no Instituto Ibero-Americano, em Brasília, a terceira edição do Safras do Cerrado amplia sua programação com encontros que colocam em pauta os negócios, as pessoas e as escolhas que movimentam a gastronomia.

Empreendedorismo, gestão, protagonismo feminino, formação profissional, pequenos produtores, produtos locais, vinho e sustentabilidade entram em cena em talks, painéis técnicos e oficinas de degustação guiadas, todos com mediação da chef e apresentadora Leninha Camargo, curadora gastronômica do Safras.

A ideia é aproximar experiências diferentes e colocar no mesmo palco quem produz, empreende, lidera, capacita e transforma. Conversas para quem já está no mercado, para quem está começando e para quem quer compreender melhor os caminhos de uma gastronomia que se constrói muito além da cozinha.

COZINHA DE NEGÓCIOS

Os bastidores de transformar paixão em empresa

Sábado | 31 de outubro | 14h50

Cozinhar bem é apenas uma parte da história. Transformar uma paixão em empresa exige planejamento, gestão, pessoas qualificadas, boas escolhas e capacidade de acompanhar um mercado em constante movimento.

Em formato de talk-show interativo, Jael Silva, presidente do Sindhobar; Valéria Guimarães, pecuarista; Victor Correa, diretor do SENAC DF, e Benicio Calaça, empresário do setor, compartilham diferentes perspectivas sobre os desafios de empreender na gastronomia.

Uma conversa sobre gestão, formação, mercado, fornecedores e parcerias — e sobre o que faz um negócio deixar de ser apenas um sonho para se tornar uma empresa sustentável.

A pergunta que conduz o encontro: o que realmente transforma um negócio gastronômico em uma empresa sustentável?

A ARTE DO JAMON SERRANO 

Oficina com degustação guiada

Sábado | 31 de outubro | 13h40

O Jamón Serrano é um dos presuntos curados mais tradicionais da Espanha. O processo envolve salga, secagem e maturação artesanal que pode durar de 9 a mais de 15 meses. O resultado é uma carne de sabor intenso, textura macia e levemente salgada.

O grande segredo é cortar fatias quase transparentes e extremamente finas. Fatias grossas prejudicam a mastigação e impedem que a gordura derreta adequadamente na boca. Pedro Nunes, que é especialista no assunto, subirá ao palco para apresentar toda a história do presunto cru e degustação guiada.

MULHERES QUE MOVEM A GASTRONOMIA

Quatro trajetórias, diferentes lugares de atuação

Sábado | 31 de outubro | 17h10

A gastronomia também se constrói a partir das mulheres que estão na cozinha, na gestão, nos negócios, nos vinhos, na nutrição e em tantos outros espaços que fazem o setor acontecer.

Di Oliveira, chef de cozinha e proprietária do Brasis Ateliê Gastronômico; Bárbara Cordovil, As voltas da mesa; Fabiana Ribeiro, nutricionista da Bendita Consultoria; e Su Maestri, sommelier, se encontram para uma conversa sobre trabalho, liderança, empreendedorismo e os diferentes caminhos que podem ser construídos dentro da gastronomia.

Quatro trajetórias distintas, quatro lugares de atuação e uma mesma pergunta de fundo: como cada uma delas encontrou seu espaço e ajudou a transformar o setor ao seu redor?

DO SOL À CURA – A CARNE DE SOL EM TEMPOS MODERNOS

Oficina com degustação guiada

Sábado | 31 de outubro | 19h30

A carne de sol ganha uma nova leitura com o assador Luiz Alberto e o chef Felipe Rodrigues, do O Canto Restaurante. Em uma degustação guiada, a dupla parte de uma preparação profundamente ligada à cozinha brasileira para discutir novas possibilidades de cura, preparo e serviço. 

VINHOS DO CERRADO

Três olhares, dois vinhos, uma experiência sensorial

Domingo | 1 de novembro | 13h40

Uma oficina para descobrir o vinho a partir dos sentidos.

Três sommeliers conduzem o público por visão, olfato e paladar, usando dois vinhos do Cerrado, uma roda de aromas projetada no telão e uma ficha de degustação.

A experiência mostra, de maneira acessível, como observar, identificar, comparar e colocar em palavras aquilo que se percebe na taça.

Para o público geral, uma introdução ao universo da degustação. Para garçons e profissionais de serviço, um exercício diretamente ligado à realidade da mesa: conhecer melhor o vinho para apresentá-lo e servi-lo com mais segurança.

Dois vinhos. Três sommeliers. Três etapas de avaliação.

Condução:

Renata Pissolatti (Pissolatti Vinhos)

Claudia Oliveira (Presidente ABS-DF)

Francisco Chaves (Importadora Porto a Porto)

SABORES QUE VIRAM NEGÓCIO

Quando território, produto e identidade ganham valor

Domingo | 1 de novembro | 16h

O Cerrado tem produtos que carregam origem, conhecimento e histórias. O desafio é fazer com que tudo isso também tenha valor reconhecido pelo mercado.

Sabores que Viram Negócio reúne Marcos Ritter, Vinhedo Lacustre; Antônio André, Pintadinha Gourmet; Marcelo Naves, Cerveja Quatro Poderes; e Athaualpa Costa, Terramana, para uma conversa sobre os bastidores de transformar um bom produto em uma marca capaz de conquistar espaço.

Posicionamento, inovação, mercado, identidade e origem entram na discussão a partir de experiências de quem produz e empreende.

A pergunta central: como um produto deixa de competir por preço e passa a competir por valor?

UMA GASTRONOMIA QUE SE PENSA POR INTEIRO

A programação de talks e painéis traduz uma parte importante da identidade do Safras: valorizar a gastronomia também é olhar para tudo aquilo que sustenta seu desenvolvimento.

Por isso, o evento abre espaço para pequenos produtores, produtos locais, formação e capacitação, empreendedorismo e relações mais conscientes com o território. Sustentabilidade aparece na prática — nas escolhas, na produção, no aproveitamento, nas relações e na construção de negócios capazes de permanecer.

Ao lado das aulas-show, degustações e experiências gastronômicas, essas conversas colocam em pauta aquilo que muitas vezes fica nos bastidores: as pessoas, as escolhas e os negócios que fazem a gastronomia acontecer.

Porque falar de gastronomia é também falar de quem produz, de quem empreende e das escolhas que podem transformar um território em origem, identidade e futuro.

SERVIÇO

Safras do Cerrado — 3ª edição

Data: 30, 31 de outubro e 1º de novembro de 2026

Local: Instituto Ibero-Americano — Brasília/DF

Curadoria e apresentação: Chef Leninha Camargo

Tema: A Vaca Velha do Cerrado — do focinho ao rabo