Atualizado em: 22 agosto, 2025
Servidor virtual privado oferece controle, isolamento e desempenho como alternativas mais seguras às opções tradicionais
O mundo se torna cada vez mais digital. Porém, com o aumento das atividades na web e a digitalização dos mais variados tipos de serviços, também aumentam os ataques cibernéticos, que, cada vez mais frequentes, podem causar danos financeiros profundos.
Vazamentos de dados, sequestros de sistemas, invasões silenciosas e outros tipos de ataques cibernéticos são ameaças reais não só às empresas, mas também a pessoas comuns.
Com este cenário, é necessário pensar a melhor forma de proteger os seus dados, a começar pela maneira e por onde as informações estão armazenadas. E é aí que entra o VPS (Virtual Private Server, ou “Servidor Virtual Privado”), a melhor aliada contra golpes e outros ataques cibernéticos.
O que é VPS?
De modo geral, o VPS é uma forma de hospedagem bem parecida com os servidores dedicados, porém em um ambiente compartilhado. Isso acontece porque há uma virtualização do servidor: a parte física dele existe, mas ele é virtualmente dividido entre várias máquinas virtuais.
Cada uma das máquinas passa a funcionar como um servidor independente, o que traz mais segurança e facilidade para o gerenciamento.
Quais são os benefícios de um VPS?
Nas hospedagens compartilhadas comuns, geralmente, vários sites utilizam o mesmo recurso de um servidor, o que pode gerar falhas de segurança. O uso em excesso do recurso por um site pode afetar todos os outros, impactando também na experiência dos usuários.
Com a virtualização de um servidor em várias máquinas virtuais, a grande vantagem do VPS é oferecer recursos dedicados, além de isolamento, tanto de performance quanto de proteção de dados. Isso garante o desempenho do site sem que haja preocupação se outros sites hospedados no servidor possam se tornar ofensores.
Além disso, há um alto nível de customização das configurações do VPS, e os clientes podem ter acesso à raiz do servidor para modificá-lo conforme suas necessidades, instalando softwares e fazendo outros ajustes. Isso significa, na prática, que você protege todos os dados de input e output do seu negócio, além da performance do site para os usuários finais.
Quanto ao custo-benefício, apesar de ser um pouco mais caro que os servidores compartilhados, o VPS se coloca como a melhor opção para quem quer proteção sem deixar de ter um preço mais em conta.






