Segurança reforçada nos cemitérios para o Dia de Finados

Brasília, sexta-feira, 29 outubro, 2021

Segurança reforçada nos cemitérios para o Dia de Finados

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), responsável por coordenar a concessão dos cemitérios do Distrito Federal, estima que mais de 500 mil pessoas passarão pelas seis unidades cemiteriais no feriado de Dia de Finados | Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

Com: informações da SSP/DF
Fonte: AGÊNCIA BRASÍLIA

Atualizado em: 29 outubro, 2021

Os locais estarão abertos para visitação das 7h às 19h

A partir desta sexta-feira (29), os seis cemitérios do Distrito Federal — localizados na Asa Sul, Brazlândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga —, receberão reforço na segurança. O policiamento será reforçado no dia 2 de novembro, Dia de Finados, assim como o emprego de ações para melhor fluidez no trânsito. Os cemitérios estarão abertos para visitação das 7h às 19h.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) deixará viaturas nos estacionamentos para facilitar os atendimentos, caso necessário

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fará a segurança nas imediações dos cemitérios nas regiões administrativas, a partir desta sexta-feira (29), com policiamento à pé e motorizado nas imediações das unidades. Entre sábado (30) e terça-feira (2), haverá pontos fixos nos locais.

A corporação orienta, ainda, a população a adotar medidas de segurança, como não deixar objetos no interior dos veículos e estar atento ao celular.

“É importante não deixar os celulares nos bolsos de trás, confirmar se o veículo está trancado e se o alarme foi acionado. Os cemitérios estarão abertos até às 19h. Portanto, é importante estar atento ao local que o veículo ficará estacionado e se será seguro ao retornar para buscá-lo”, chefe da Seção Operacional do Departamento Operacional, da PMDF, major Isângelo Senna.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) deixará viaturas nos estacionamentos para facilitar os atendimentos, caso necessário. De qualquer forma, a orientação é ligar para o 193 em casos de emergência.

Trânsito na Asa Sul

As alterações no trânsito próximo ao cemitério da Asa Sul ocorrerão apenas na terça-feira (2). A entrada para pedestres poderá ser feita pelo portão principal da unidade – ao lado do templo da Legião da Boa Vontade – LBV, por um dos portões em frente ao Setor Policial, próximo à parada de ônibus e, ainda, pelo portão em frente ao estacionamento 6, no Parque da Cidade.

O balão em frente ao cemitério estará fechado e haverá policiamento coordenando a travessia de pedestres e o fluxo de trânsito. A via W5 Sul estará com trânsito em sentido único do balão da entrada do Cemitério até o acesso à Estrada Parque Polícia Militar (EPPM). Entre o balão do cemitério e do Edifício Talento na 714 Sul, a via W5 Sul funcionará nos dois sentidos da via.

O trânsito em frente ao cemitério

Os retornos na altura do setor hospitalar estarão fechados. Para acessar o cemitério, o motorista que estiver na EPPM, deverá retornar no viaduto da W3 Sul e subir na via interna do Setor Hospitalar Sul (SHS), ao lado do Hospital Santa Lúcia. O acesso à via W5 Sul pela EPPM estará bloqueado.

O balão em frente ao cemitério, que estará parcialmente bloqueado. “Neste ponto haverá apenas duas saídas, à esquerda, para quem for seguir para a EPPM, e à direita, para quem seguir para o sentido norte”, explica o comandante do Batalhão de Trânsito, tenente-coronel André Caldas.

Estacionamento

O estacionamento em frente ao Campo da Esperança será destinado às pessoas com necessidades especiais (PNEs) e idosos. Para acessar o local será necessário apresentar as credenciais emitidas pelo Detran/DF. Os demais condutores deverão utilizar, preferencialmente, o estacionamento número 06, do Parque da Cidade.

“O estacionamento é amplo, com 800 vagas, e durante todo o dia policiais militares estarão no local auxiliando na travessia dos pedestres, o que reduz o perigo de acidentes e dá maior comodidade à população”, ressalta Caldas.

A PMDF também coordenará as ações de trânsito nos arredores dos cemitérios de Sobradinho por meio do batalhão da área.

Demais cemitérios

O controle do tráfego nas vias próximas aos cemitérios de Brazlândia, Gama, Planaltina e Taguatinga será feito pelas equipes do Detran-DF.

Brazlândia

A via de acesso ao cemitério de Brazlândia será sinalizada com o objetivo de coibir a prática de estacionamento irregular. O cemitério não dispõe de estacionamento interno, por isso, o Detran-DF orienta que os condutores estacionem em local apropriado, a fim de não prejudicar a circulação do trânsito. Os vendedores ambulantes deverão ficar às margens da via de acesso.

Gama

O Detran-DF atuará no controle de tráfego e na travessia de pedestres na Via Contorno do Gama, com o objetivo de garantir segurança à população que visitará o cemitério. Além disso, as equipes de fiscalização do Detran-DF darão apoio ao DER na via de acesso à DF-475, auxiliando no embarque e desembarque de pessoas e no estacionamento de veículos.

Planaltina

A via de acesso e o estacionamento em frente ao cemitério de Planaltina ficarão parcialmente fechados para os veículos, sendo permitido o acesso às viaturas e aos portadores de mobilidade reduzida. Os vendedores ambulantes ficarão às margens da via de acesso, devendo manter a circulação livre para os veículos autorizados.

Taguatinga

O estacionamento em frente ao cemitério de Taguatinga servirá de área de embarque e desembarque. A circulação dos veículos no local ocorrerá em sentido único para facilitar a fluidez, em razão disso, a via de acesso ao cemitério pelo Setor de Oficinas ficará parcialmente interditada.

Os agentes de trânsito farão o controle do tráfego e auxiliarão na travessia de pedestres na Avenida Hélio Prates.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!