Sejus-DF e IDECACE oferecem mais de 10 mil vagas gratuitas em atividades de educação, esporte e cultura no DF

Brasília, quarta-feira, 8 outubro, 2025


Atualizado em: 8 outubro, 2025

Projeto CEU das Artes e Praças dos Direitos em Movimento abre inscrições com programação para crianças, jovens e comunidade em geral

O Distrito Federal acaba de ganhar uma nova oportunidade para quem busca atividades gratuitas de esporte, cultura, cidadania e educação. A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), em parceria com o Instituto IDECACE, abriu inscrições para o projeto CEU das Artes e Praças dos Direitos em Movimento, que disponibiliza mais de 10 mil vagas anuais, sendo cerca de 1.500 por mês, em todas as unidades do programa.

O público-alvo são crianças, adolescentes e jovens de 4 a 17 anos, incluindo pessoas com deficiência. Mas a comunidade em geral também pode participar de atividades coletivas, como aulões de zumba, oficinas culturais e eventos abertos.

O projeto oferece reforço escolar, oficinas profissionalizantes, cursos preparatórios para vestibulares e Enem, além de atividades esportivas (futebol, vôlei, artes marciais e atletismo) e culturais (dança, teatro, artes visuais). Também estão previstas ações em direitos humanos, inclusão digital com cursos de informática e atividades adaptadas para pessoas com deficiência.

Metodologia reconhecida

As atividades seguem a Metodologia DNA do Brasil – Talentos, já reconhecida nacionalmente. Cada participante passa por uma avaliação diagnóstica que identifica potenciais acadêmicos, esportivos, artísticos e profissionais. A partir disso, são traçadas trilhas de desenvolvimento, que podem incluir bolsas de estudo, reforço escolar, cursos de iniciação profissional e até programas de primeiro emprego.

“O projeto tem papel fundamental na redução das desigualdades e na criação de novas perspectivas para o futuro. Ao unir esporte, educação, cultura e cidadania, ele ajuda crianças e jovens a permanecer nos estudos, melhorar o rendimento escolar e construir planos de vida estruturados”, destaca Wilson Cardoso, presidente do IDECACE.

Como se inscrever

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas:

Pelo site: www.idecace.org.br/ceudasartes

Pelo WhatsApp: (61) 98455-0001

Presencialmente nas unidades:

– CEU das Artes QNM 28 (Ceilândia Norte, Área Especial)

– CEU das Artes QNR 02 (Ceilândia Norte, Área Especial)

– CEU das Artes Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9)

– Praça dos Direitos QNN 13 (Ceilândia Norte, Setor Norte, Lote B)

– Praça dos Direitos Itapoã (Quadra 203)

Para efetivar a matrícula, é necessário apresentar comprovante de residência, documentos pessoais do aluno e do responsável (originais e cópias) e, no caso de pessoas com deficiência, laudo médico. Mesmo os inscritos online devem comparecer à unidade escolhida para concluir o processo. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

SERVIÇO:
CEU das Artes e Praças dos Direitos em Movimento
Inscrições:  www.idecace.org.br/ceudasartes ou WhatsApp (61) 98455-0001
Unidades: Ceilândia (QNM 28 e QNR 02), Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e Itapoã (Quadra 203)
Público: Crianças e jovens de 4 a 17 anos (inclusive PcD) e comunidade em geral
Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 18h